terça-feira, agosto 25, 2015

O problema Jonas

Começa a não ser novidade para ninguém - até já o Correio da Manhã o menciona - que o problema fundamental do SLB se chama Jonas. É ele que "obriga" Rui Vitória a adoptar um 4x2x4, um sistema de jogo que está longe das suas ideias e preferências mas é o único que pode rentabilizar o jogador. Mas pergunta-se: pode um sistema de jogo ser assim tão importante e condicionar, a um ponto extremo, o modo como uma equipa joga? No caso do SLB isso é claro: ao adoptar o 4x2x4, sistema herdado de Jorge Jesus e que pouca gente utiliza do mundo do futebol "civilizado", Rui Vitória defronta-se com dois problemas: 
  1. Para o sistema ter alguma eficácia exige determinados princípios e ideias de jogo (intensidade, profundidade, verticalidade, pressão em todo o campo, colocação defensiva, etc, etc - José Peseiro abordo-os ontem de forma brilhante no "Resultado Final") que não estão ao alcance de todos os jogadores e a não serem treinados e levados a um nível extremo de perfeição tornam a equipa demasiado desequilibrada defensivamente e menos eficaz nas suas acções ofensivas. Tal foi visível nos últimos jogos do SLB, com falhas defensivas gritantes, que só Júlio César conseguiu colmatar, e dificuldades idênticas para marcar, apesar dos 4-0 ao G.D. Estoril-Praia.
  2. Ao jogar em 4x2x4 a equipa, mesmo que insensivelmente, tende a reproduzir as ideias e as rotinas de jogo de seis anos com Jorge Jesus e como de certeza já não as treina cai num género de "terra de ninguém", de "nem sim nem sopas" que a descaracteriza e a torna numa "coisa em forma de assim". Por exemplo, foi visível na primeira parte do jogo contra o Arouca que, pelo menos a espaços, existe uma maior fluidez no jogo atacante, em contraste com algum futebol "de repelões" e de demasiada insistência no "um para um" dos tempos de Jorge Jesus, principalmente na ala direita quando tinha Maxi e Salvio, mas isso fez a equipa perder grande parte da sua eficácia atacante (e também defensiva, já agora).
Como podem Rui Vitória e Luís Filipe Vieira resolver o problema? Sentando Jonas no banco? Transferindo-o? No primeiro caso, gostaria de ver a reacção dos adeptos ao primeiro desaire ou exibição menos conseguida. No segundo caso, não o tendo feito, com medo do risco, no final da última época ou logo em Junho/Julho (no lugar de ambos, confesso, também teria tido grande dificuldade em dar esse passo), agora parece-me ser tarde. Um "bico de obra", claro.

Sem comentários: