sábado, julho 25, 2015

Rui Vitória "prisioneiro do passado" (ou do 4x2x4)?

Quando chegou ao SLB, Rui Vitória disse algo que fazia todo o sentido, embora tenha o seu quê de La Paliciano: ia manter o que estava bem e melhorar o que estava mal. Ou seja, e traduzindo isto para o concreto, iria manter uma dupla de pontas de lança (jogando em 4x2x4) que tinha garantido um "camion" cheio de golos e tentar melhorar o equilíbrio defensivo da equipa e o controle do jogo, coisas cuja ausência era garante de uma maioria de resultados negativos face a adversários futebolisticamente acima da mediania. Digamos, "se bem o pensou, melhor o fez", mas deixo algumas perguntas ditadas pelos dois jogos de preparação:
  1. Se, sem dúvida, pode ganhar consistência defensiva sem Maxi e Salvio e com André Almeida - um lateral defensivo - e Talisca - que busca sempre os terrenos interiores, onde é mais eficaz - nos seus lugares, não perde também a largura e profundidade atacantes que tornavam o SLB uma equipa temível junto da área contrária? No cômputo do "deve e haver" para onde pende a balança? Ontem, o SLB criou apenas uma (repito, uma) jogada de perigo durante todo o encontro, o que é sintomático.
  2. Pode jogar com eficácia no 4x2x4 herdado de Jorge Jesus substituindo um 8/10, como o eram Enzo e Pizzi, por um 8/6 como Samaris, perdendo alguma capacidade desequilibradora no último terço do terreno? Claro que o SLB de Jorge Jesus jogou assim com Witsel, que muitas vezes joga do Zenit e na selecção belga como "pivot defensivo, mas, apesar disso, este é um jogador que me parece mais próximo das características dos 8/10 do 4x2x4 da era Jesus.
  3. Agora sem Lima, Jonathan Rodriguez pode fazer, pelo menos para já e com igual ou parecida eficácia, o papel que era do brasileiro? Está na cara que é bom jogador, mas...
  4. Tendo dito isto, não pareceria mais lógico e "simples" adoptar um 4x3x3 ou um 4x2x3x1, colocando Fejsa, Samaris e Talisca no meio, Gaitán e Ola John (ou Carcela) nas alas e, então sim, André Almeida na lateral-direita, dada a pouca propensão defensiva do holandês? Pois, mas embora, por vezes, para melhorar o todo, seja também necessário mexer alguma coisa no que está bem, o problema é que o SLB não tem no plantel um "ponta de lança" capaz de jogar neste sistema, e isso faz toda a diferença. E mesmo que o contrate, que faria de Jonas? Digamos que em face disto, Rui Vitória tem aqui a sua prova de fogo.

Sem comentários: