segunda-feira, dezembro 15, 2014

FCP - SLB: dois erros "não forçados", eis a diferença

Confesso que ontem, após o final do jogo do meu clube e apesar da infinita alegria que o resultado me causou e quase me fez esquecer uma sempre inoportuna gripe (que continua), a minha primeira reacção foi "não jogámos nada e ganhámos com alguma sorte mas sem grandes aflições". Hoje, tendo dormido (mal, graças à febre) sobre o assunto e lido o que dizem os jornais, que fazem grandes elogios à "táctica" de Jorge Jesus, pouco mais acrescento ao que pensei ontem, excepto que vi uma equipa com as virtudes e defeitos habituais dos jogos "fora" da Champions League (haverá aí, pelo menos, alguma coerência), talvez defendendo num pouco melhor, e que, sem ter criado uma única oportunidade de golo, aproveitou da melhor maneira (essa a sua principal virtude) dois "erros não forçados" do adversário. Mas como alguém me dizia a seguir ao jogo, fartos estamos nós de chegar às Antas e perder jogando bem. Sem dúvida.

Nota: foi a equipa de Jorge Sousa a melhor em campo, o que também demonstra que "a tradição já não é o que era."

1 comentário:

Joã Duarte disse...

Acho que para um Benfiquista a mensagem principal de ontem é mesmo essa: Jogamos igual ao que fizemos contra o Leverkusen, Zenit, ... Mesmo modelo de jogo com pouca bola, pouco domínio/controlo do jogo. Ou seja, as mesma dificuldades que sentimos sempre contra equipa de valor semelhante ao Benfica.

O que foi diferente do habitual?
- Tivemos claramente a sorte do jogo (já n me lembro de isso acontecer no Dragão há muito tempo)
- Marcamos primeiro e descemos linhas, modelo no qual já nos sentimos mais confortáveis a defender (algo que fizemos em inúmeros jogos na segunda volta do ano passado)
- Aquela golo nunca teria sido anulado em outros tempos não tão longínquos
-E acima de tudo: O porto é muito mais fraco do que a critica o fazia parecer nas últimas semanas. (1) Passou em primeiro um Grupo da CL que mais parecia da Liga Europa (Bate Borisov? Bilbao?) sem ganhar um único jogo à equipa menos má do Grupo (Shaktar); (2) Foi eliminado em casa na taça pelo Zbording e (3) Ainda não ganhou um jogo com equipas melhores (Shaktar, Benfica, Zbording e Guimarães).

Principais ilações para o Benfica: (1) Continuamos com os mesmos problemas; (2) Contra adversários mais fortes que o Paços de Ferreira, só vamos ganhar 10% das vezes, esta foi uma delas; (3) A concorrência em Portugal está mais fraca e (4) Finalmente o LFV conseguiu balancear o poder de forças nos centros de decisão do futebol português (ao que não é alheio o lançamento da BTV e o declinio da Olivedesportos)

Abc