quarta-feira, julho 16, 2014

O mercado de transferências e as pitonisas da "bola"

Quem lê e ouve os jornalistas e comentadores desportivos facilmente conclui, a mês e meio do fecho do mercado, nem sequer valer a pena começar o campeonato: o FCP, endividando-se por todos os poros a Jorge Mendes para evitar o bi-campeonato do SLB, será campeão, o SCP, mantendo a estrutura da época passada, será 2º classificado e ao "Glorioso" nada mais restará senão um envergonhado 3º lugar. Enfim... Talvez esta gente seja a mesma que achava, depois do acontecido na final da Taça de 2012/13, a Jorge Jesus e Cardozo nada mais restava senão a porta de saída; Luisão, depois do encontrão ao árbitro alemão na pré-época anterior, teria de deixar, no mínimo, de ser o capitão da equipa; sem Javi Garcia e Witsel o SLB estaria condenado ao insucesso e, por fim, terá sido esta mesma gente que prognosticou o SCP de Godinho Lopes, com aquela enorme lista de nomes sonantes contratados, seria um forte candidato ao título - e assim sucessivamente. Felizmente para o meu clube e infelizmente para o nosso velho e respeitado rival de Alvalade, como sabem, nada disso se confirmou (o SCP realizou mesmo uma excelente época apenas quando mudou de estratégia), o que lança a reputação desta espécie de pitonisas de trazer por casa para as ruas da amargura.

Já agora, várias perguntas: quem conhecia Matic, que actuava nas reservas do Chelsea, antes da sua afirmação como grande jogador no SLB? E David Luiz? E Oblak, sujeito à "via sacra" dos empréstimos? E quantos prognosticaram, depois de uma clara inadaptação que o fez regressar à Argentina, o sucesso de Enzo Perez como nº "8", que o levou mesmo a disputar uma final do Mundial pela sua selecção? Lembram-se em que clube Fábio Coentrão passou de um extremo sem grande sucesso a defesa-esquerdo contratado pelo Real Madrid. E quanto tempo demorou Di Maria a tornar-se titular do SLB e, depois, a transferir-se para o Real Madrid e a tornar-se uma estrela do futebol mundial? E também ainda se lembram de um Rodrigo, primeiro, emprestado sem grande sucesso ao Bolton Wanderers e, depois, arrastando-se como suplente do SLB? Ah, e Fejsa, para quem anda esquecido, era suplente no Olympiakos, não é assim?

Enfim, querem que continue ou diga já à administração do meu clube que é bem melhor ir jogar a Liga da Patagónia?

4 comentários:

Rui disse...

Caríssimo,
Desta vez estou mesmo preocupado pois acho que já são “Maneis” a mais. Mas tudo se explica pela inevitável aflição financeira que calculo que o SLB esteja a viver devido a ter secado a fonte de financiamento tradicional do BES, que em Junho de 2013 tinha uma exposição de cerca de 115 milhões à SAD dos encarnados, sendo a grande maioria relacionada certamente com financiamento de working capital...
http://economico.sapo.pt/noticias/ate-que-ponto-chega-a-exposicao-do-bes-a-benfica-porto-e-sporting_197775.html
Por tudo isto, penso que os tempos vão ser extremamente duros e que a solução passa por soluções disruptivas e criativas que exigirão certamente uma mudança dos estatutos da SAD benfiquista. Temos de criar condições para que se possa atrair investidores que possam no limite deter o controlo acionista, pois sói assim é que alguém irá pousar nota. O futebol é um negócio duro que não de compadece com sentimentalismos. Ou se faz qualquer coisa deste género (bem feita obviamente!) ou então a perspetiva é a de sermos um clube do meio da tabela da segunda divisão europeia.

Abraço

JC disse...

1. Basicamente de acordo consigo no que diz respeito às questões financeiras e o cenário que traça, embora não saiba se o problema essencial (repito: "essencial", mas longe de ser único) é o BES se outro tipo de financiamentos, de curto prazo,de empresários de jogadores, c/ Jorge Mendes à cabeça. Ter vendido André Gomes e Rodrigo em Janeiro e conseguir ficassem até ao final da época, com certeza não foi "de borla". E por aí fora...
2. Outro problema, que acaba por estar ligado, é a Liga portuguesa ser pouco atractiva para investidores, que têm sido, por essa Europa fora, nos últimos anos, gente do "new money". E isto mesmo falando de um clube como o SLB, que tem uma dimensão claramente acima dos restantes.
3. Quanto aos Manéis, tenho alguma confiança na política de "scouting" do clube, que tem dado provas nos últimos anos, e na continuidade/estabilidade das equipas técnicas e de gestão. E ainda estamos a 1 mês e 1/2 do fecho do mercado. Veja que na época passada, foi praticamente à 1/2 noite de 31/8 que garantimos Siqueira. Com alguma engenharia financeira à mistura, estou confiante o plantel será à altura. Nada de pânico.
Abraço

Vic disse...

Meu caro,não sei de que pitonisas fala, mas uma imprensa em que cada defeso fala em 50 nomes no entra-sai de cada um dos clubes grandes, cada vez me merece menos credibilidade.
No entanto, também terá que concordar que vender Matic, não é a mesma coisa que vender ao mesmo tempo praticamente meia-equipa, sendo que nessa venda estão os melhores jogadores do plantel. Também acho que não é motivo para alarme, mas se fosse do Benfica não deixaria de estar preocupado, até porque, a formação do SLB continua titubeaste (na época passado, era para ganhar todos os escalões quando chegaram as fases finais, e acabou sem ganhar nenhum) e dando muito menos frutos do que prometia e o scouting tem o problema de ter sempre o do FCP um passo à frente, além de me parecer que mesmo financeiramente, o FCP está melhor suportado (embora também pense que quando a bolha rebentar vai ser o diabo).
São muitas interrogações, mas como diz, ainda falta um mês e meio. Já agora, será bom não esquecer que ambos, David Luiz e Enzo eram internacionais quando vieram para o SLB, não foi lá que ganharam esse estatuto,

Abraço

JC disse...

1. É motivo para estar atento, mas, pelo menos para já, não preocupado.
2. Não me parece o FCP continue um passo à frente no "scouting". Até pq não sabendo se vai disputar a CL e não tendo ganho nada a época passada se torna menos aliciante.
3. O FCP começou a trabalhar mais activamente c/ Jorge Mendes, e parece-me ser isso o que se está a passar.
4. David Luiz vinha da 3ª Div. do Brasil e tinha disputado 2 jogos pela selecção sub-20. Nada mais. Já Enzo era um jogador mais conhecido, mas tinha sido convocado apenas uma vez, por Maradona, para a selecção. E como extremo. Portanto,e ao contrário do que diz, foi no SLB que ganharam o seu estatuto actual.
Abraço