quinta-feira, julho 31, 2014

Dois problemas-chave para Jorge Jesus e a SAD resolverem

Partindo do princípio Gaitán e Enzo Perez ficam no plantel (se tal não acontecer, as questões serão outras); Luisão, Jardel e Lisandro Lopez, que parecem ser as três principais opções para o eixo da defesa, irão recuperar rápido e tendo em atenção que o SLB não parece em condições de contratar um guarda-redes de qualidade claramente superior a Artur Moraes, que assuma a titularidade sem de modo inquestionável, Jorge Jesus e a SAD têm dois problemas-chave e urgentes para resolver:
  1. Quem vai assumir a posição "6", sabendo que Fejsa dificilmente voltará a jogar antes do início da 2ª volta do campeonato (e veremos em que condições). Como não me parece exista no plantel alguém com as características que o modelo de jogo de Jorge Jesus exige para a posição, o clube terá de contratar alguém (por empréstimo?, através de um fundo?) que possa entrar "de caras" na equipa.
  2. Como vai ser constituída a dupla de "pontas de lança", o que parece significar "quem irá assumir o papel de Rodrigo". Cardozo é inútil e Derley, independentemente daquilo que ainda tem que provar, parece ser bem mais uma alternativa a Lima. O mais parecido com Rodrigo será Franco Jara, mas é irregular e demasiadas vezes inconsequente. Resta Gaitán, o que implica manter o modelo mas mudar alguns princípios de jogo: Rodrigo é um "sprinter", que desse modo criava desequilíbrios, e Gaitán  é um driblador e um "pensador" de jogo. Jorge Jesus pode, em alternativa, mudar o sistema e passar a jogar apenas com um "ponta de lança",optando por mais um médio, mas não só este não é o seu modelo preferencial, como implica mudar demasiadas coisas. Veremos. 

Sem comentários: