terça-feira, maio 27, 2014

O que mudou no PS?

O que é que mudou no PS desde há um ano e pode levar agora António Costa à liderança do partido? A forte possibilidade do PS poder não ganhar as legislativas ou vir a fazê-lo por uma pequena margem, o que fez acender uma luz de perigo no aparelho do partido avisando os que levaram António José Seguro à liderança - o tal "aparelho" - de que pode não haver "benesses" suficientes para distribuir ou que elas podem ser bem muito escasso. Se até agora existia uma clara dessintonia no partido entre o tal "aparelho" que Seguro, no seu silêncio, foi pacientemente mobilizando em seu redor nos tempos dos governos Sócrates e muitos dos ex-dirigentes, militantes e potenciais votantes no partido, o actual secretário-geral arrisca-se agora, em função do perigo de derrota, a ver muito desse aparelho transferir-se de armas e bagagens para quem lhe possa prometer um futuro mais risonho. Tem muito disto, infelizmente, a vida partidária, circunstância agravada pelas chamadas "directas", o que não impede António Costa, Pedro Silva Pereira, Augusto Santos Silva e mais um punhado de dirigentes e ex-dirigentes do partido de serem bem melhor opção do que os Seguro, Brilhante Dias, Zorrinho e Assis deste mundo. Aguardemos os próximos capítulos.

2 comentários:

TLM disse...

Pois a tua visão nua e crua, directa e certeira como sempre é infelizmente confrangedoramente verdadeira!

E António Costa representa uma aposta bem mais capitalizadora de um sentimento, bem urbano, de mudança, até pelos seus discursos disruptores com aquilo que é a prática desta direcção do PS.

A experiência das votações na CML demonstra-o bem e será, caso consiga chegar à direcção do PS, uma esperança para muitos que não conseguem identificar-se com o actual inseguro AJS.

Os próximos capítulos não serão muito bonitos de observar...

abraço
T

JC disse...

De acordo, meu caro. Vamos ver o que acontece.
Abraço