quinta-feira, março 27, 2014

Jorge Jesus e Pinto da Costa

Nos últimos cerca de trinta anos, basicamente desde que Pinto da Costa assumiu a presidência do FCP, o relacionamento entre este clube o o SLB tem-se pautado por uma conflitualidade que ultrapassa em muito a rivalidade normalmente existente entre dois clubes de futebol directamente concorrentes. E essa extrema conflitualidade, para além de ter raízes em cidades com passados históricos muito diferentes entre si que acabaram por se reflectir nas personalidades e comportamentos dos seus habitantes, está, nestes últimos trinta ou trinta e cinco anos, indissoluvelmente ligada ao modo como o FCP conquistou e manteve o poder no futebol português, transformando desporto, espectáculo e indústria numa acção de guerra onde, ao longo dos anos, não só não fizeram prisioneiros como tudo tem valido para que os seus objectivos fossem alcançados. Claro que essa conflitualidade não pode deixar de se reflectir no não-relacionamento entre as direcções dos dois clubes, bem como no modo, no mínimo dos mínimos antipático e nada amistoso, como todos nós - benfiquistas - encaramos o FCP clube, seu presidente e seus adeptos enquanto tais. Assumo-o sem quaisquer problemas, já que, quanto a mim, e pelo menos enquanto Pinto da Costa e seus seguidores estiverem na direcção do clube, estão em confronto valores, modos de vida e comportamentos antagónicos e inconciliáveis.

Exactamente por isso, e sendo Jorge Jesus um funcionário do clube, sou de opinião que, respeitando os sentimentos dominantes existentes no seio da direcção e entre os adeptos do SLB, deveria o seu relacionamento público com a direcção do FCP e principalmente com o seu presidente cingir-se a um mero comportamento protocolar e a atitudes que não ultrapassassem o frio formalismo ditado pelas regras mínimas da decência e da boa educação. Tudo o resto é não só dispensável como reflecte falta de respeito pela cultura e mística do clube que lhe paga o ordenado e pelo sentimento geral que sabe existir entre associados e adeptos. Mais grave ainda depois de uma derrota e perante um registo que, em termos de resultados, lhe é altamente desfavorável. Espero alguém na administração do clube lhe saiba chamar a atenção para que tal comportamento é inadmissível e não mais poderá ser tolerado. Por mim, estou um bocado farto e a minha paciência tem limites.      

4 comentários:

Rui disse...

Carissimo,
Tem toda a razão. A mim o que me espanta sinceramente é que haja pessoas que assim não pensem. Tive hoje oportunidade de falar deste assunto com duas pessoas que ficaram muito espantadas por eu ter dito que o comportamento da pessoa em causa era lamentável. Sinais dos tempos do vale tudo...

Abraço

Rui

JC disse...

O problema mesmo é se ninguém no interior do clube lhe chama a atenção. por vezes, o SLB parece prisioneiro de JJ, o que é lamentável.
Abraço

Queirosiano disse...

Estará a acautelar o seu futuro...

JC disse...

O que me parece mais credível é que Pinto da Costa se esteja a servir de JJ para condicionar as opções do SLB.