sexta-feira, outubro 18, 2013

Soares e Cavaco

O que mais me custa aceitar na últimas declarações de um gigante político e alguém "bigger than life" como o foi e é Mário Soares, apesar de, ultimamente, ter estado com ele mais vezes em desacordo do que de acordo, é o modo como se expôs a uma resposta onde pontificam a comiseração e condescendência por parte uma personalidade mesquinha e politicamente medíocre como o é Cavaco Silva. Não só por si, mas como referência necessária para um país em crise profunda, Mário Soares tem necessariamente de se resguardar e evitar confrontar-se com gente que não está, nem nunca esteve, à sua altura. No que diz respeito ao actual Presidente da República, devo dizer com mágoa nunca poderei vir a afirmar ser merecedor do meu e do nosso respeito.  

5 comentários:

Vic disse...

Não podia estar mais de acordo. No entanto, há alturas em que sabe bem ouvirmos dizer certas verdades em voz bem alta, mesmo que isso tenha um custo.

Abraço

JC disse...

Não acho Soares tivesse dito verdades. Não me parece existam, no caso BPN, razões para levar Cavaco Silva à Justiça -o que não significa esta isento de responsabilidades políticas - como é inenarrável dizer que alguns dos membros deste governo são "deliquentes" que a justiça deveria julgar. Quanto a Cavaco, deveria - isso sim - ter sido afastado do cargo quando do caso das "escutas", mas à luz da Constituição não me parece tal seja possível.
Abraço

Vic disse...

Meu caro, dar-lhe-ia razão, não fosse o caso de haver elementos do governo metidos em casos que envolvem submarinos, swaps, BPN's e afins. É que a designação "deliquente" é bastante abrangente, e não é só o pequeno carteirista ou passador de droga que assim pode ser designado. Além disso, como se poderão designar governantes que rasguem contratos com pensionistas e trabalhadores e os espoliem do que lhes é devido?
Quanto ao caso do PR, será necessário relembrar o caso BPN, onde são sobejamente conhecidas as relações de Cavaco com muitos dos envolvidos - por onde andará Dias Loureiro que Cavaco tão denodadamente defendeu, e porque o terá ele feito? - e do caso nunca esclarecido que envolve uma troca de casas no Algarve?
Acho que Mário Soares, um dos grandes baluartes da nossa democracia, tem todo o direito de assim se expressar, até porque parece ser ele p único, apesar da sua provecta idade, com coragem para as dizer.

Abraço

JC disse...

Há coisas que podemos dizer entre nós, numa reunião de amigos, sem responsabilidades ou compromissos, mas que alguém com as responsabilidades de um ex-PR e de um ex-1º ministro, fundador e símbolo da nossa democracia (etc, etc), não pode afirmar em pública sem provas e sem que os visados tenham sido condenados por tribunal competente. Por mtº que respeite Mário Soares - e respeito. Certo?
Abraço

Vic disse...

Meu caro amigo, isso é o mesmo que dizer, falando agora futebolisticamente, que os responsáveis dos nossos dois clubes não se podem referir a Pinto da Costa em relação ao caso Apito Dourado ou ao "sistema" que domina o nosso futebol de há muitos anos para cá, porque o homenzinho também foi absolvido pela justiça.
Mário Soares hoje, é um cidadão comum que não se deve incomodar muito em incomodar certas personalidades, mesmo que pareça não lhe ficar bem. Penso que ele se estará perfeitamente marinbando para o facto de ser ou não inconveniente

Abraço