quarta-feira, outubro 02, 2013

SLB: uma equipa "lost in translation"

Claro que perder em Paris é normal, até ao Bayern ou Real Madrid tal poderia acontecer. O que não é normal é perder por "falta de comparência" de uma equipa que não pressiona, não tem agressividade nem intensidade de jogo. Vendo bem, nem sequer tem uma ideia de como deve jogar e do que deve fazer em campo, perdida que parece estar entre o modelo de jogo das quatro épocas anteriores, que as críticas externas e a insegurança de Jorge Jesus parecem ter condenado à extinção, e uma qualquer ideia nova, mais baseada no "posse e circulação", ideia que a equipa não entende ou não consegue interpretar, parecendo desconfortável e perdida no campo. Aliás, essa ausência de uma ideia de jogo consistente foi até bem evidente no jogo contra o CF Belenenses, no qual a equipa se limitou a enviar bolas por alto para a "grande área" esperando por um milagre. É isso, sem tirar nem pôr, que fazem as equipas sem ideias. Olhando para o jogo de hoje e o da primeira jornada do campeonato (e então ainda não existiam lesões), verifica-se que a equipa não evoluiu e a única diferença foi mesmo o adversário, então o modesto CS Marítimo, agora o milionário PSG. E, repito, Sulejmani e Djuricic parecem-me ser muito mais jogadores para jogar "em posse" do que no tradicional modelo de transições rápidas, o que parece aumentar ainda mais a confusão. Que é feito de Ola John, que custou sete milhões de euros e parece ter sido sugerido por Jorge Jesus?

6 comentários:

Rui disse...

Caro,

Uma vergonha, infelizmente demasiadamente previsível. Estão a vir à tona todos os erros que levaram à perda do último campeonato e ao mergulho consequente no buraco da insegurança. Lembra-se de eu lhe ter dito que, quando foi precipitadamente trocado de véspera, o local de estagio da pré época, que o indicio era péssimo? E a tal pré época foi a vergonha que se viu, com o caso Cardosoa provocar vómitos. O que se passou ontem vai inteiramente a débito de um Presidente e um treinador que só desatinam e que portanto estão a mais. È triste, porque tudo isto era evitável se LFV tivesse ouvido as vozes que lhe explicavam que JJ não tinha margem para continuar. E agora? Pois não sei, mas sei que estamos lixados. E muito!

gin-tonic disse...

O que faremos, então, com este presidente, com este treinador?
O que ouvi hoje, durante o café da manhã, é que os jogadores, cansados dos humores, das modificações, da arrogância do JJ, estão a tentar colocá-lo a milhas e quanto mais distantes, melhor.
Claro que os jogadores, que não são flores que se cheirem, terão de ter outros modos de resolver o problema JJ.
Os adeptos e os sócios é que não podem estar sujeitos a estas tricas
que geram humilhações.
Terão,por um minuto, pensado naqueles portugueses que se deslocaram ao Parque dos Principes,
que percorreram quilómetros, gastaram dinheiro, que alguns possivelmente tiveram que inventar?
Não, necessariamente que não!

Vic disse...

Em relação ao comentário do gin-tonic - no resto não me quero meter - devo acrescentar que os adeptos que estão pior são mesmo os que trabalham em Paris. Só quem fala e convive com eles, sabe das humilhações e gozos a que são sujeitos após derrotas deste género. Os franceses, com a sua proverbial sobranceria, não perdoam. É desses que eu tenho mais pena.

JC disse...

Obrigado pelos vossos comentários. No fundo, o grave não foi ter perdido os 3 pontos, o que estava dentro das previsões, mas, como digo no "post", o que a exibição revelou (e as anteriores tb). No que diz respeito à CL, nada está perdido e o resultado deste jogo até tem o seu quê de irrelevante. Mas o que as exibições revelam é preocupante. Mas devo dizer que não acredito em teorias da conspiração do estilo os jogadores quererem "correr" com JJ. Pode haver, e até acho que existe, uma certa (até grande) erosão de liderança, que aconselharia JJ não tivesse renovado contrato. Mas o que se passa, e isso para mim é evidente desde o 1º jogo da liga, com o CSM, é uma equipa que não entende ou não é capaz de pôr em execução o que o treinador lhe pede.Daí uma certa perplexidade que parece evidente no comportamento dos jogadores, que parecem perdidos em campo. E não me venham com a tal "falta de atitude": num jogo em Paris, da CL , nenhum jogador quer jogar mal e/ou perder. Isso parece existir porque não se sentem "confortáveis" no modo como o treinador quer que joguem. Agora... é esperar que as coisas melhorem e continuo a dizer se LFV se vir na necessidade de despedir JJ deve convocar eleições. O problema é que a oposição é um filme de terror!
Abraço a todos.

Vic disse...

Aqui, tenho que dar uma opinião: o resultado não é nada irrelevante. Com toda a certeza que o Benfica quer prosseguir na CL e para tal, tem que suplantar o Anderlecht e o Olympiakos. Ora se o Anderlecht se pode, com algum optimismo, considerar carta fora do baralho, já a equipa grega, sendo já por si um osso duro, o ter ido à Bélgica aviar os belgas por 3-0, torna crucial para o Benfica, o próximo jogo com os gregos. Se o Benfica não ganha, ainda por cima sendo o jogo em casa, as coisas ficam muito problemáticas.
Uma pequena achega, só no tal falatório de que os jogadores querem fazer a cama ao treinador: também não acredito muito em teorias da conspiração, mas quando o JC afirma que "nenhum jogador quer jogar mal e/ou perder", o que é certo é que aquela 1ª parte foi absolutamente miserável e incompreensível.

Abraço

JC disse...

O PSG foi golear a Atenas e tudo leva a crer ganhará o jogo de retorno. Por isso, os resultados com o PSG serão irrelevantes do ponto de vista da classificação. Será uma questão entre SLB e Olimpiakos com Anderlecht a poder atrapalhar, por exemplo, quando receber o SLB ou for jogar a Atenas. Ou não é assim? Miserável foi de facto a 1ª parte, mas incompreensível não o foi: é exactamente isso - as razões - que tento explicar no "post".