terça-feira, maio 07, 2013

SLB: erros pontuais e questões estruturais

Em todos os campos da actividade humana, das pessoas e das instituições, existem erros pontuais e problemas estruturais. Os primeiros são quase sempre ditados por inexperiência; má avaliação, aqui e ali, das situações; lacunas de conhecimento; desconhecimento total ou parcial da realidade que enfrentamos; medo que nos tolhe ou sobreavaliação das nossas capacidades. Muitas vezes, mesmo,um conjunto destas circunstâncias. Por graves que possam ser as suas consequências, são normalmente corrigíveis com pequenos ajustamentos, sem necessidade de grandes mudanças nas organizações ou alterações significativas  nos recursos humanos envolvidos. Já quando falamos de problemas estruturais, que têm a sua raiz no modo como funcionam as organizações, na personalidade e ideias de cada um ou de quem dirige uma instituição, a situação é muito diferente, e é quase sempre preciso mexer na organização, no modo como esta funciona e, nos casos em que falamos de indivíduos, é necessária uma correcção em alguns ou em muitos aspectos da sua personalidade, para os corrigir.

No SLB dos últimos anos existiram alguns erros pontuais, cometidos por inexperiência, deficiente avaliação das situações e, até, por soberba de alguns, treinador incluído. Estou a falar, por exemplo, da soberba com que se encarou a participação na Champions League na época de 2010/2011; dos erros cometidos com a constituição da equipa em alguns jogos (Liverpool e FCP), com a colocação de David Luiz a defesa-esquerdo; da contratação pouco avisada de um guarda-redes sem "estofo" para um grande clube (Roberto); do modo deficiente como tantas vezes se "rodou" o plantel; da leviandade e pouco rigor postos na contratação de um defesa-esquerdo e mais um ou outro problema que não vale a pena enumerar. Felizmente, a frequência desses erros tem vindo a diminuir, com reflexos nos resultados obtidos.

Mas, infelizmente, sobrepondo-se a estes, existem também alguns problemas estruturais que, portanto, estão ligados ao modo como funciona o futebol profissional do clube, à organização (ou parte dela) e às ideias e "way of doing the things" de algumas pessoas que dirigem algumas das suas áreas. E estou a falar, fundamentalmente, da área técnica. Indiquei-as no "post" anterior e tenho-as focado, ao longo do tempo, neste "blog": um modelo de jogo que entusiasma, mas demasiado desgastante, que não sabe "ter bola", tem dificuldade em controlar todos os momentos e tempos do jogo e se revela muitas vezes pouco seguro (não estou a falar de "segurança defensiva", mas de "segurança de jogo"). Que tem dificuldade, pelo menos internamente, em se impor sem reservas nos grandes jogos: nunca, até agora, conseguiu vantagem directa sobre o FCP (na época passada perdeu mesmo dois jogos em casa), só esta época o conseguiu sobre o S.C. Braga, tendo mesmo perdido para este uma meia-final da Liga Europa, e, no actual campeonato, não foi além de empates caseiros com FCP, S.C.Braga e G.D. Estoril-Praia, equipas que, em princípio, se irão classificar nos cinco primeiros lugares. Por outro lado, a equipa tem-se revelado, nestas quatro épocas, emocionalmente demasiado instável, coleccionando expulsões em jogos decisivos e apresentando níveis de ansiedade demasiado elevados que parecem ser sintomáticos de alguma falta de confiança. Claro que o facto de ser um "challenger" e não um habitual ganhador potencia essa ansiedade, que tantas vezes lhe tolhe o discernimento, mas deveria competir a quem a dirige resolver um problema que me parece ser demasiado reflexo da personalidade do seu treinador.

Agora que se aproxima o fim da época, e tendo também em atenção, claro, os resultados alcançados num período de quatro anos, saber distinguir entre erros pontuais e problemas de natureza estrutural, entre, por um lado, a substituição mal feita, o jogador que poderia ou não ter jogado e, por outro, a ideia de jogo e a preparação, crescimento e mentalidade de jogadores e equipa, parece-me essencial para que as decisões a tomar na área técnica, incluindo a recondução ou não de quem a dirige, possam ser tomadas com ponderação e segurança. Existe um período de tempo já suficientemente longo para o permitir.   

6 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Good day I am so glad I found your weblog, I really found you by error, while I was researching on Digg for something else, Regardless I am here now and would just like to say thank you
for a incredible post and a all round enjoyable blog
(I also love the theme/design), I don’t have time to browse it all at the
moment but I have book-marked it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back
to read a lot more, Please do keep up the fantastic work.


Also visit my site :: permanent hair straightening

Anónimo disse...

This is a topic that is close to my heart... Many thanks!
Exactly where are your contact details though?

Feel free to visit my web-site - Unknown

Anónimo disse...

Hi, Neat post. There is a problem together with your website in internet
explorer, may check this? IE nonetheless is
the marketplace chief and a big part of other people
will omit your fantastic writing because of this problem.

My web page :: Www.Youtube.Com

Anónimo disse...

I know this if off topic but I'm looking into starting my own weblog and was wondering what all is required to get setup? I'm
assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?
I'm not very web smart so I'm not 100% positive. Any recommendations or advice would be greatly appreciated.
Cheers

my website :: World Of Tanks Hack

Anónimo disse...

Do you have a spam problem on this website; I also am a blogger, and I was wondering
your situation; we have created some nice practices and we are looking
to exchange techniques with others, why not shoot me an e-mail if
interested.

My homepage; Minecraft Crack