segunda-feira, maio 06, 2013

O SLB - G.D. Estoril-Praia

Duas notas que não têm apenas que ver com o jogo com o Estoril-Praia mas foram hoje bem evidentes:
  1. O modelo de jogo do SLB de Jorge Jesus, de transições rápidas e grande intensidade de jogo, sempre com a baliza contrária nos olhos e no qual o meio-campo é apenas zona por onde a bola passa rapidamente, é, de facto, espectacular e entusiasmante. Mas o reverso é que ele se reflecte negativamente numa menor segurança de jogo da equipa, que não sabe "ter bola" e tem dificuldade em controlar todos tempos do jogo, sendo que o desgaste físico acrescido que provoca também é evidente. Mesmo quando acaba por ganhar, a equipa parece jogar sempre um pouco à beira do precipício.
  2. Apesar de uma evolução positiva, a equipa sempre teve problemas de ansiedade e controlo emocional e isso, reflectindo a personalidade do seu treinador, tem também implicações na segurança do seu jogo e no modo como aborda os  jogos decisivos. Esta época, das equipas que ocupam uma posição até ao 5º lugar, no seu estádio o SLB apenas ganhou ao Paços de Ferreira, empatando com SC Braga, FCP e Estoril-Praia. Dá para pensar um pouco.
E agora calma, já que precipitações já as houve em demasia.

13 comentários:

Anónimo disse...

A questão é que o glorioso podia ter decidido o jogo rápidamente não fora a quantidade de golos quase feitos perdidos.
Ontem JJ terá cometido um erro que terá sido fatal (não o seria se as coisas corressem bem e as oportunidades tivessem sido convertidas em golo), não deu oportunidade a outros elementos "mais frescos" (ex: Urreta, Andre Almeida) e insistiu nos do costume...que acusaram nitidos sinais de cansaço.
E agora, a ver vamos como diz o cego.

Cumprimentos

JC disse...

Não lhe dou razão. Se JJ tivesse optado por rodar jogadores e não tivesse ganho, o que diriam? Melgarejo, por exemplo, não jogava desde Istambul. Os problemas são bem outros.
Cumprimentos.

Vic disse...

Lá lixaram vocês a ida do meu clube à Liga Europa (eu sei que o sporting é que tinha obrigação de vencer o seu jogo).
Agora a sério, a coisa complicou-se muito e já adivinho uma semana de dichotes de parte a parte para aquecer o jogo de sábado. Só espero que tudo se defina no relvado e sem "casos".
Um abraço e felicidades

(não sei porquê, lembrei-me da época do Peseiro esteve no Sporting (aquela que ele completou) e que numa semana perdeu tudo o que era para ganhar. oxalá não se repita)

Anónimo disse...

JJ foi anunciando às hostes que os jogo europeus não eram prioridade, e, quando por milagre dos postes lograva eliminar o adversário, logo batia no muro das lamentações pelo feito, já que o almejado “graal” não eram os previamente cantados gloriosos amanhãs de um Benfica europeus, aliás a sua vocação histórica desportiva, mas apenas mais um título doméstico a custas de um Paços ou da Naval, estes sim os tenebrosos adversários que valorizam os jogadores.

As competições e as finais europeias ficaram para Liverpool, SCBraga e FCP sendo que, o último ainda conseguiu conciliar um campeonato de trinta jornadas com o título Uefeiro, coisa que,o SLB não consegue, mesmo só necessitando de garantir duas vitórias em casa.

O resultado da psicologia reversa está à vista. No Dragão vai ter de suar as estopinhas para depois comparecer em Amesterdão fisicamente partido, pelo não seria despicienda uma tenda de oxigénio tão insuflada na razão direta e proprorcional das “ad nauseam” repetidas preocupações físicas do treinador.


Razões que me fazem recear que a côr vermelha em Amesterdão também só se fique pelas “red lights” dos putativos periférico bairros s ficando o título para os ingleses que, apód um campeonato de trinta e oito jornadas ( fora o resto) vai assumir a sua recente vocação europeia.

Quando a JJ, deve certamente merecer uma renovação do seu milionário contato de top europeu, se vencer a Taça de Portugal com o quase falido Vitória.
Pura lógica

JR

JC disse...

É verdade, Vic. Já hoje pedi desculpa aos meus amigos "lagartos". Não lembra a ninguém o Estoril ir à Liga Europa. Nem sei onde vão jogar, mas tb não vão passar das pré-eliminatórias. Quanto ao título, a esperança é ínfima e a Liga Europa sempre considerei uma espécie de bónus. se caísse, mtº bem; se não, paciência. Vamos aguardar.

JC disse...

JR: eu quero lá saber da final da Liga Europa... Mesmo se tivéssemos ganho ao Estoril, as hipóteses contra o Chelsea eram escassas. São de outro campeonato.

JC disse...

Já agora, Vic: vi a 1ª parte do vosso jogo c/ o P. de Ferreira e o SCP foi sempre melhor equipa e mais perigoso. Não pude ver a 2ª parte, por isso pergunto: que raio lhes deu?

Vic disse...

Meu caro, a 2ª foi como a 1ª. Mas numa equipa com aquela média de idades e experiência, parece ue tem que haver um momento de distracção. Desta calhou até a um dos melhores, o Bruma. De qualquer forma, quem não marca, não pode ganhar, não é?
Mas o jogo foi melhor que o resultado.

Abraço

Anónimo disse...

Para mim, um qualquer título europeu vale muito mais que um campeonatos doméstico.

Se o SLB quiser ter lugar numa eventual e futura liga europeia de cubes nos moldes em que JC tem vindo aqui a congeminar e advogar, terá de ter o necessário ranking europeu superior ao do FCP como representante português, julgo.

Por outro lado, a visibilidade à escala global de uma final europeia valoriza exponencialmente os jogadores, permitindo encaixes como o de Coentrão, Witsel e provavelmente Matic, que tanta falta fazem para a sobrevivência do clube , assim como para a entrada de uma nova fornada de valores que, “en passant” não deixarão de ganhar campeonatos domésticos e até suplantar a hegemonia portista.
Ora, este ano o campeonato já foi, tendo ficado traçado com o empate do FCP na Luz.

Agora as baterias deviam estar todas apontadas para Amesterdão, uma vez que, ao contrário de JC, não penso que o Chelsea seja imbatível por um SLB que em tempos recentes já eliminou o United e o Liverpool, aliás, não fosse uma arbitragem vergonhosa e uma falta de objectividade nos momentos finais e o Chelsea campeão europeu do ano passado teria sido eliminado pelo SLB, Chelsea que até um Queen Park Rangers pode bater se movido de muito ânimo e força.

Mas quem quiser sonhar com papões e pensar comezinho como uma doméstica dona de casa então aposte tudo no Dragão vá ao palco global esgotado e de parcas forças fazer uma figura triste consentânea de quem sempre prerefer enfrentar os Paços e a Naval e entrgar-se aos “predadores”, perdendo de uma assentada os dois maiores títulos.

E depois não me venham falar de grandes desígnios europeus de pré-epoca.
A profecia de Béla Guttmann está mais viva que a múmia de Tutankhamon

JR

vinhas disse...

Como se safa o SLB desta alhada? Se calhar mais vale jogar com uma equipa menos desgastada no Dragão, mesmo correndo o risco de perder, esperando que o Porto tropece em Paços de Ferreira, campo com que não se dá muito bem e levar os "revigorados titulares a final da Liga Europa para buscar um título internacional que - acho - psicologicamente será mais salutar ao SLB que o próprio campeonato. Não me parece que a Taça lhes fuja e assim, mesmo com o risco absoluto de perda do campeonato, poderá "dourar a pílula". Imagine-se o risco total de apanhar uma goleada com os "cansados" titulares no Dragão e em Amsterdão...não havia cura ou Taça que lhes valesse!

JC disse...

Vou responder aos dois, JR e Vinhas:
1. A Liga Europa é uma espécie de II Divisão Europeia, em cuja final já estiveram equipas como o SC Braga e o Fulham, e que foi ganha duas vezes pelo Atlético Madrid, que não é mais do que uma boa equipa, mediana em termos europeus. Nem sequer se compara com a Taça UEFA de quando apenas os campeões de cada país iam à TCE.
2. Claro que o Chelsea não é imbatível, mas vejo a equipa quase todos os fins de semana, é a campeã europeia em título e é claramente de um "outro campeonato". O SLB está longe de ser favorito. E, acrescento, na época passada o Chelsea ganhou os 2 jogos nos 1/4 final da CL. O SLB teve azar,até com o árbitro, nessa eliminatória? Certo, mas isso acontece normalmente c/ as equipas mais fracas quando defrontam as mais fortes, e pode bem acontecer novamente este ano no Arena.
3. Tendo dito isto, é com certeza bem menos complicado empatar nas Antas do que ganhar ao Chelsea. E bem mais importante, pois o objectivo estratégico do SLB é retirar ao FCP a hegemonia do futebol português. Com isso, o resto a seu tempo virá. É por isso que penso JJ deve colocar a jogar nas Antas os jogadores que achar estão em melhores condições para trazer uma vitória ou um empate, sem se preocupar c/ a final de dia 15.
4.A final da LE dá visibilidade? Enfim, hoje os grandes clubes compradores têm equipas de "scouting" que acompanham as equipas vendedoras ao longo da época, principalmente nos jogos da CL e LE. Já conhecem de "cor e salteado" os jogadores "interessantes" e não compram apenas em função de uma boa exibição na final da LE. os casos de Coentrão, Witsel e Javi Garcia provam isso mesmo.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Concordo genericamente com os pontos de JC.
Mas referia também estes :

1)Seria tudo menos desprezível o facto de acrescentar ao museu da Luz mais uma taça europeia em pleno século XXI, igualando assim o FCP em títulos primários europeus, passando a ser, em termos de “update”, a última equipa lusa a ostentar tal feito ;

2) O ganho em termos de “merchandising”, camisolas e demais artigos com a ostentação do feito, tendo em conta, entre outras razões, ser o SLB o clube com mais associados do mundo;

3) Sendo Portugal um país de emigração, é impagável o visionamento do clube do coração pela diáspora lusa espalhada pelos cinco continentes num dos maiores acontecimentos desportivos e televisivos do ano, ainda por cima num recinto de grandes memórias e onde até já luzem as “red lights” da proximidade para dar luminância ao clube “red” do Estádio “Light”;

4)Podem considerar um título de II ou III divisão europeia, porém, desde 1992, data em que cada país passou a poder ter mais que um participante na Taça dos Campeões, já foi ganho, entre outros, pela Juventus, Inter, Bayern,Liverpool, FCP, clubes de bairro como se vê, os quais não deixaram de dar o seu melhor, como vai ser o caso do Chelsea actual campeão europeu e alguns até sagraram campeões na mesma época e no seu próprio país. E que bom seria vencer a Liga Europa batendo o campeão europeu ;

5)Se desde sempre JJ tem propalado aos quatro ventos a prioridade estratégica de centrar os escassos recursos físicos disponíveis ( porque será ?)numa das competições, encarando as vitória uefeiras como um atentado à vitória no campeonato, relevando o Paços em detrimento do Bayer Leverkusen, agora que o leite está derramado com um empate caseiro com a equipa de futebol de praia da linha, deveria então assegurar todos recursos físicos ainda existentes para Amesterdão e não deixar para o FCP a feitura de uma parte importante do trabalho do Chelsea ficando com os louros de não só ganhar ao SLB mas também lhe retirar todas as possibilidades de vencer os londrinos. Tenho para mim que é mais difícil pontuar nas Antas na decisiva penúltima jornada que ganhar em Amesterdão;

6)“Last but not least” não queria que a profecia de Béla Guttmann durasse mais que a maldição de Tuttankamon ou que a Meca do SLB fosse apenas o pontuar domesticamente com o Dragão nem que para tal tivesse que perder uma taça europeia com o campeão europeu, uma extravagância dispensável.

JR

JC disse...

Apenas uma frase que resume o que penso: em qualquer campo da actividade humana, os objectivos estratégicos devem sempre prevalecer sobre outras oportunidades possam surgir e que apenas devem ser consideradas na medida em que não prejudiquem, no essencial, o percurso até esse objectivo final. Espero ter-me feito entender, JR.
Cumprimentos e obrigado pelos v/ comentários.