quarta-feira, maio 08, 2013

Existe um antes e depois de Jorge Jesus?

Nota inicial: não sendo este um "blog" sobre futebol, como benfiquista, o "Gato Maltês" tem dedicado muito do seu tempo e espaço, neste últimos dois dias, ás virtudes e problemas do futebol do SLB. Nada mais natural num final de uma época que pode ser marcante, mas também depois de um resultado negativo que lançou muitas dúvidas e deu lugar a alguma decepção. Acresce que, com uma ou outra excepção, a qualidade da imprensa desportiva portuguesa é, em média, demasiado má, pelo que mais ainda se justifica esta tentativa de pensar os problemas e virtudes do clube. 

No SLB, existe um "antes" e um "depois" de Jesus? Sim, indiscutível que Jorge Jesus terá uma quota-parte de responsabilidade na melhoria dos resultados obtidos pelo clube nos últimos quatro anos, mas os sucessos ou insucessos de um qualquer clube não se podem analisar apenas em função dos méritos ou deméritos da equipa técnica ou da qualidade do plantel. Nem se pode medir a qualidade de um treinador sem avaliar o "meio" no qual os seus resultados foram conseguidos e o modo com a sua personalidade encaixa ou não na cultura e filosofia de actuação de um clube. Eles têm muito a ver, não só com outros aspectos da organização e modo de funcionamento de cada clube, como também com questões macroeconómicas e sociológicas relacionadas com o "meio" em que esse mesmo clube vive. Por exemplo, não se pode dissociar o sucesso do FCP, catapultado pela dupla Pedroto/Pinto da Costa, da importância económica, política e social que o norte adquiriu no período pós-25 de Abril. Os irrepetíveis resultados do Vitória Futebol Clube no final da década de 60 e início da seguinte sem ter em conta a pujança económica vivida pela península de Setúbal à época. O campeonato ganho pelo Boavista FC sem levarmos em linha de conta dominava à época toda a estrutura de poder do futebol português e constituiu a alavanca de poder da afirmação política, económica e social da família Loureiro. Se quisermos avançar no tempo, Domingos Paciência pode ou não ser um bom treinador (não sei), mas o seu falhanço no SCP está intimamente ligado a um projecto e uma estratégia que não faziam sentido e estavam errados desde que tinham sido traçados pela direcção do clube. Domingos era apenas uma peça errada de uma estratégia absurda e condenada ao insucesso. E, já agora, e para terminar, os problemas vividos por Mourinho no Real Madrid apenas provam que, não estando em causa a sua qualidade, não "encaixa" na cultura e "way of doing the things" do clube, tal como aconteceria se fosse o escolhido pelo Manchester United para substituir Alex Ferguson.

E que tem este enorme preâmbulo a ver com Jorge Jesus? Bom, como disse, Jesus tem com certeza a sua marca na melhoria de resultados do SLB nos últimos quatro anos, mesmo tendo em conta os erros pontuais e os problemas técnicos estruturais que aqui e aqui assinalei. Existe hoje um modelo de jogo bem definido, com virtudes e problemas, e uma política de contratações e de gestão de plantel que a ele se adequa. Valorizaram-se jogadores de modo a tornar viável o modelo de negócio do clube. Mas convém lembrar que JJ não está sozinho: a montante, o clube tem hoje um modelo de negócio coerente e estabilizado; tem investido de acordo com as suas ambições; tem definida uma estratégia empresarial que abrange várias áreas de actividade, com especial enfoque na questão dos direitos televisivos, área de essencial importância para a sustentabilidade do clube; possui uma equipa de "scouting" estruturada e uma gestão financeira credível. E podíamos continuar por aí, apesar de algumas asneiras pontuais, principalmente na área de comunicação, que por vezes teimam em manter-se. Digamos que, incluindo mas também independentemente e transcendendo a actual equipa técnica, o SLB tem hoje, enquanto clube, uma operação consolidada, o que não só tem contribuído para os resultados obtidos, como permite encarar sem dramatismos a transitoriedade desta ou daquela equipa técnica. É isto que se deve também deve estar presente quando se analisam os méritos e o trabalho de Jorge Jesus. Sem termos em conta estes elementos, o risco de uma análise parcial, que pode dar origem a conclusões incompletas ou erróneas, parece-me por demais evidente. 

3 comentários:

Vic disse...

Para não ir ao post anterior sobre futebol, deixo a minha opinião aqui, ok?
1 - Não acho que o Benfica seja assim tão inferior ao Chelsea. Aliás, ultimamente, o futebol português até nem se tem dado mal com o inglês. Ainda no ano passado o Sporting eliminou o super City. O futebol da equipa de Abramovich não assusta.
2 - O jogo do Dragão é que é um bico de obra, dadas as condições que sempre são criadas para estes jogos.
3 - O grande problema do Benfica nesta altura, na minha óptica, o estado físico de alguns dos seus jogadores chave, como Matic, Enzo e Gaitan, tendo já vindo a lume que nenhum deles estará longe das suas melhores condições. E faltam muito pouco tempo para os recuperar em condiçoes.
Agora, no que não posso concordar é com uma afirmação de hoje de JJ (que já referi mais que uma vez, que é um treinador que me agrada muito): "Nada do que acontecer apaga a brilhante época que estamos fazer". É claro que se o Benfica perder o campeonato (especialmente este) e a LE, o bom futebol, as boas exibições serão de imediato esquecidas, não só pela história e as estatística, mas muito principalmente pelos adeptos benfiquistas.E não será uma Taça de Portugal (que é tão seguro ganharem, como era vencerem o Estoril em casa) a salvar uma época em que tanto foi investido.
E aqui devo acrescentar algo: não deveria ter passado nunca pela cabeça de LFV o empate de domingo com o Estoril. Porque se assim fosse,ele nunca teria dito o que disse sobre JJ naquela entrevista à BenficaTv, afirmação que agora irremediavelmente o amarra ao treinador seja qual for o desfecho dos jogos que aí vêm.

Abraço

Vic disse...

Na resposta anterior, esqueci-me de referir que, mesmo ganhando no sábado, não é líquido que o FCP dseja campeão.É que o último jogo em Paços de Ferreiranão serão favas contadas.

JC disse...

A equipa parece, de facto, em perda física e psicológica, e jogar este jogo, neste momento, nas Antas é tb um "bico de obra". O resto é tudo um pouco especulativo e já há demasiada gente a fazê-lo. Neste momento, interessam-me mais as questões de fundo do futebol do clube.
Abraço