domingo, maio 12, 2013

E agora, SLB?

Não tendo a derrota de hoje do SLB sido ditada por erros graves e pontuais (referentes apenas a este jogo: constituição da equipa, táctica adoptada, substituições, etc), nem devendo ser isso que está em causa quando avaliamos o trabalho efectuado nestes quatro anos por treinador e equipa técnica, o que penso sobre o momento actual do meu clube e a continuidade ou não de Jorge Jesus escrevi-o aqui, aqui e aqui na semana entre o jogo com o G.D. Estoril-Praia e o jogo de hoje com o FCP. Não retiro nem acrescento uma vírgula, a não ser que existe um crédito/capital de credibilidade e de confiança entre sócios e adeptos, por um lado, e equipa técnica, por outro, que, não devendo nem podendo o clube ser governado pela "rua", tem também  de ser avaliado e considerado no final de um ciclo já longo.

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

mesmo concordado com a generalidade das suas considerações acerca das decisões a tomar para o futuro próximo do SLB (duvido que nestas coisas da bola indígena seja possível ir para além disso), acho de sublinhar a forma como se perderam estes dois últimos campeonatos; a época passada depois de um estoiro inacreditável na parte final do campeonato, que tornou inútil a serie de não sei quantos jogos sem perder, que na prática apenas foram fogo de artifício sem qualquer utilidade, este ano conseguindo perder cinco pontos (!) em dois jogos (!!) para o rival directo, quando já só faltavam três jogos (!!!) para o final da prova.
Acho que isto diz bem da (in)capacidade de JJ na gestão das épocas e das equipas (não falo só da forma física...).
Apesar de esta época ter ido bem para lá das expectativas que tinha no início, depois do desastre da sua preparação (e aí julgo que o JJ será o menor culpado), não é possível considerar o balanço global como um desastre, incluindo a coça que vamos levar do Chelsea e a derrota da Taça com o Guimarães, nos penaltis.
Acho que temos mesmo que considerar que já chega de demonstrações de separação entre "homens e meninos".
E por falar em meninos, se a época passada pode bem ser ilustrada pelas compras de Janeiro (eles, o Lucho - um luxo - nós ... o Djaló), este ano a capa dos desportivos de hoje é suficiente: eles com o Kelvin que dá o título, nós com o Roderick (mas como!!?') a vê-lo chutar.
Cumprimentos
carlos

Anónimo disse...

peço desculpa pelo lapso, espero que inocente: a frase que queria escrever era "não é possível considerar o balanço global como outra coisa que não seja um desastre".

carlos

gin-tonic disse...

Ontem, no rescaldo atribulado da noite, dei por mim a lembrar-me daquela nossa troca de impressões antes do jogo com os turcos em que tu dizias que o importante era o campeonato, a Taça da Liga era um mero bonus track.
Na altura deu para uma bela risada e agora dá para concluir que há bonus tracks caríssimos.
Não vale a pena bater mais no ceguinho mas quero acreditar que chegámos ao fim do ciclo.
Um abraço

Anónimo disse...

O campeonato foi perdido há uma semana, no jogo com o Estoril.
Uma equipa que a 3 minutos do fim (já no prolongamento) tem tudo na mão, "congela" a bola, e não vai toda para a frente.
Em dois anos dois titulos entregues ao fêcêpê. Aquele Pereira devia jogar no euromilhões. Saia-lhe de certeza.
Há alguns tempos atrás bem disse que ganhavamos tudo ou perdiamos tudo. Infelizmente a segunda opção está a tornar-se cada vez mais real.

Cumprimentos

JC disse...

Vamos lá ver (e respondo a todos). O problema não foi o jogo com os turcos ou com o Estoril: o ano passado a equipa até "estoirou" mais cedo, depois do jogo de São Petersburgo, disputado em condições mtº difíceis. Nem sequer o jogo de ontem, onde a equipa adoptou a única táctica possível para uma equipa feita em cacos, física e mentalmente, e à qual o empate servia. problema, como tento explicar nos meus "posts", é estrutural e tem que ver com o modelo de jogo e com uma equipa sempre emocionalmente pouco estável. Como é estrutural, diria do Sr. de La Palisse que não é de agora, tem-se mantido ao longo destes 4 anos, mesmo na época em que fomos campeões (estou a lembrar-me, p. ex., dos jogos em Braga e em Olhão nessa época e tb dos jogos, e vitórias, na F. da Foz e em Coimbra, com a equipa já claramente em "fade out". Ora persistir nos mesmos métodos só por acaso pode conduzir a resultados diferentes. Do I make myself clear?
Saudações benfiquistas a todos.

Anónimo disse...

O campeonato não foi perdido no Dragão onde o SLB até fez o que estava ao seu alcance.

Foi perdido na Luz e nos jogos com o FCP e Estoril onde, ao invés, fez muito menos do que estava ao seu alcance.

Mas, muito mais trágico que isto, será a imagem internacional do SLB se não recuperar física ou animicamente a tempo da final europeia, fazendo fé preocupações de ordem física manifestadas por JJ sempre que o SLB lograva passar mais uma eliminatória da Liga Europa.

É que, uma final europeia não é algo que se programe ou determine como resultado de uma qualquer estratégia causal ou um lugar cativo para repetir no próximo ano, é antes o resultado de uma combinação de várias variáveis, entre as quais, além da inegável qualidade do plantel, avulta também o sortilégio dos adversários saídos e/ou a sorte do jogo propriamente dito, particular que, diga-se em abono da verdade, nunca faltou ao SLB que teve nos postes o seu melhor guarda-redes.

Ora, ir ao país das túlipas fazer uma figura manjerico murcho muito abaixo das suas reais capacidades, nos antípodas da postura do Estoril na Luz, ficando a pairar a ideia que está ali como um queijo flamengo sem cura para degustação dos londrinos ou um touro manso para ser lidado no Arena, incapaz de escandalizar a Europa do futebol ou fazer os espectadores vibrarem por David contra Golias, em que a derrota aerá uma normalidade ou crónica de uma morte anunciada, com potenciais efeitos soníferos, poderá ter danos irreversíveis no palco global, uma imagem que muito mal fica no Benfica e oportunidade que temo que só se volte a repetir numa das próximas reencarnações.

No epitáfio, quais espartanos que morrem por Atenas, pode figurar que uma final europeia foi desperdiçada em função de um jogo no Dragão, e que por este aqui jazem os restos mortais de um Benfica europeu aqui gélidos a 0 graus Kelvin.

JR