quarta-feira, maio 22, 2013

5 questões 5 para a administração da SAD do meu clube pensar

  1. Se e de que modo o actual modelo de negócio é compatível com a conquista de títulos.
  2. Se é possível conquistar títulos de forma sustentada com o modelo de jogo que tem sido perfilhado pela equipa nas últimas quatro épocas e se, caso se conclua pela positiva e mantendo a actual equipa técnica, é possível corrigir alguns dos aspectos que se têm revelado mais negativos, dando à equipa maior equilíbrio, melhor controle dos tempos de jogo e originando menor desgaste físico e emocional.
  3. Se é possível - e como - melhorar a estabilidade e controle emocional da equipa.
  4. Se é possível - e como - evitar discussões públicas, tidas entre conferências de imprensa e "zonas mistas", sobre questões contratuais e outras do mesmo tipo, que deveriam ser tratadas nos tempos definidos pelo clube e de modo confidencial.
  5. Se é possível passar para jogadores, sócios e adeptos uma mentalidade de clube ganhador, que não se contenta em discutir títulos até ao fim mas cujo objectivo último é ganhá-los. 

5 comentários:

Queirosiano disse...

As três alternativas têm um denominador comum: "gordo". Eu acrescentaria "seboso".
A constatação da realidade não é ofensiva.

JC disse...

O comentário é relativo ao "post" anterior, suponho.

Queirosiano disse...

Evidentemente, sorry. O homem porta-se com a finura que o presidente do clube dele ostenta em todas as ocasiōes

Vic disse...

Está tudo muito bem visto, e desculpe-me estar a meter-me em seara alheia, mas quanto ao ponto 5 não vejo como passar essa mentalidade ganhadora quando não se ganha (é aliás uma preocupação que também aflige o meu clube).
Em segundo lugar, essas questões têm toda a pertinência, mas penso que este defeso vai ser atípico e o próximo futuro muito incerto. Segundo se sabe, e devido ao fair-play financeiro imposto de fora (e é claro, a situação financeiro dos maiores clubes nacionais) os seus plantéis irão sofrer grandes alterações. O FCP prepara-se para perder Moutinho (pelos vistos de modo a, mais uma vez vigarizar o SCP) e James. Fala-se que também Mangala e Fernando poderão sair. Todos eles, portanto, peças chave do FCP actual.
O SLB também poderão sair peças importantes.
Claro que virão outros, mas não é seguro que o rendimento dos que vêm seja de molde a satisfazer as baixas. E o SCP vai pelo mesmo caminho, embora neste caso, pior do que fizeram na época passada seja difícil.
De modo que há muitas dúvidas a pairar no ar. Por mim, estou muito curioso sobre o que aí vem, embora não muito optimista.



JC disse...

Sim, em função dos seus modelos de negócio e com dificuldades enormres no acesso ao crédito, SLB e FCP terão de vender, realizando mais-valias. E se ler o meu "post" seguinte, verá que vai haver mtº dinheiro a circular este Verão. Mas atenção: nem tudo o que vem nos jornais é verdadeiro. Quanto ao seu clube, vai ter mesmo de vender e baixar a folha salarial por obrigação assumida para com os credore. Mas esperemos pelo 31 de Agosto.