terça-feira, abril 30, 2013

Os adeptos do Sporting e o CS Marítimo - SLB

Sendo o CS Marítimo adversário directo do SCP na luta por um lugar na Liga Europa, e por isso mesmo sendo conveniente para este último a vitória do SLB na Madeira, não encontrei um único adepto do SCP que não desejasse fosse o SLB a perder pontos nesse jogo. Ok, já sei me vão dizer que o SLB é o grande rival do clube de Alvalade e, sendo assim, estrategicamente seria desejável a sua derrota no campeonato, evitando o seu fortalecimento enquanto velho rival. Vistas curtas e insistência nos erros que trouxeram o clube à beira da extinção: não tendo qualquer hipótese de competir com SLB e FCP nos próximos anos, o objectivo estratégico do SCP é conseguir estancar ou reverter a actual situação financeira do clube e recuperar algum do valor não tangível e élan perdidos, sendo que, por ambos os motivos, a participação na Liga Europa, até pela visibilidade que permite dar a alguns talentos emergentes, seria de extrema importância. Mas o futebol, antes de negócio e indústria, é terreno de domínio das emoções. Que fazem o seu encanto, mas também, quando se sobrepõem a tudo o resto, se costumam pagar caro. 

4 comentários:

Vic disse...

Meu caro, abro uma excepção ao que lhe disse ontem sobre os comentários - acho que vai entender, não vale a pena voltar a explicar - e uma vez que volta ao assunto, entendi dar a minha opinião.
Como já lhe disse, o meu entendimento sobre futebol, passa sobretudo pela lisura de processos. Em todas as facetas da minha vida, gosto de ganhar e que o meu clube ganhe. Mas não a qualquer custo. E é por isso que também não gosto de perder por vias menos limpas.
Além disso, estou bem ciente do que se tem passado no futebol português nos últimos 30 anos, o que basta para já não acreditar muito nas estruturas que o regem.
Não tenho a pretensão de que o meu pensamento represente o sentir sportinguista, mas como tenho direito a opinião e a manifesta-la, ontem referi as palavras do presidente do Marítimo por ver nelas uma subserviência inadmissível em relação ao SLB, que considerei - e considero - vergonhosa.
É verdade que me interessava muito mais que o Benfica ganhasse - alguém tem dúvidas que era esse o desejo da maioria dos sportinguistas? - como acabou por acontecer. Não podia era compactuar com atitudes menos sérias, e felizmente que os profissionais do Marítimo demonstraram em campo que as palavras do seu presidente não pesaram na sua atitude. Pensar que os adeptos do Sporting preferem ver o Benfica perder que o Sporting ganhar é um delírio que eu admito num Barbas, num Rui Gomes da Silva ou naquele energúmeno vestido de diabo, que há tempos entrou no campo para agredir um dos árbitros auxiliares, já me custa entender em adeptos sérios que não tomam a árvore pela floresta.
Como já disse, gosto de ganhar. É normal. Mas não a qualquer custo.
Deixe-me referir-lhe ainda, que na minha opinião, o momento difícil que o SCP atravessa, tem muito mais a ver com enormes disparates que cometeram os seus gestores - a começar pela construção do novo estádio - do que com razões exógenas, embora não sejam de desprezar algumas arbitragens atrozes que o privaram de um ou outro título - nunca mais me esqueci daquele golo do Paços de Ferreira marcado com a mão, que nos tirou 3 pontos, num campeonato que acabámos por perder por 1 ponto - ou pelo menos, melhores classificações, e muito menos com pseudo-alianças que só existem em mentes doentias e facciosas. O SCP tem é que manter relações institucionais com todos os clubes, equidistantes e sem qualquer tipo de subserviências em relação a ninguém.
Deixe-me no entanto, relembrar-lhe que nos últimos 20 anos o SLB esteve por 2 vezes em situações bastante similares - se não piores - do que a que o SCP atravessa: no consulado Jorge de Brito e na consequente operação coração, e no de Vale e Azevedo. E esteve então onze anos sem ganhar um campeonato. O Sporting só tem é um pouco mais de azar, porque a conjuntura actual é bem pior do que a de então, pelo que terá bem mais dificuldades em reerguer-se como o tem feito o Benfica.
Não ganhar um campeonato nos próximos 3 ou 4 anos, não é tragédia nenhuma. Pelo menos para quem como eu, atribui uma importância do futebol na minha vida muito restrita.

JC disse...

1. As declarações do presidente do Marítimo são de facto, no mínimo, infelizes e despropositadas. E concordo consigo: ainda bem que o Marítimo fez um bom jogo, para evitar suspeitas.
2. Eu apenas disse que não encontrei nenhum adepto do SCP que quisesse o SLB ganhasse. Nem entre os que conheço pessoalmente, nem entre os comentários que vi na "net".
3. Os disparates de gestão que as direcções do SCP cometeram têm mtº a ver com o quererem a todo o custo competir c/ o SLB sem terem condições para tal. Foi mais ou menos assim que a URSS implodiu.
4. O SCP precisava mesmo de um novo estádio, tal como o SLB, o FCP e outros clubes portugueses. Poderia ter menos 10 ou 15 000 lugares do que o actual, mas era indispensável. O erro não foi a construção de novos estádios mas, exceptuando os casos de SLB e FCP, a sua sobre-dimensão.
5. Claro que o SLB já esteve em má situação. Mas, deixe-me dizer-lhe,nunca tão mal em termos estruturais. E os tempos, e principalmente o acesso ao crédito e a situação dos bancos, eram outros, bem diferentes,o que permitiu ao clube sair dessa situação.
6. Toda a gente se vai lembrar desse golo c/ a mão do Paços de Ferreira, como da arbitragem de João capela ou do golo "off-side" do Maicon, no ano passado. Mas não só isso são coisas do futebol, como ninguém se lembrará de outros lances na mesma prova ou em outros anos em que as equipas em questão possam ter sido beneficiadas. Ou dos golos escandalosamente falhados ou mal consentidos. É a vida :-)
Abraço

Anónimo disse...

I belіeve that is аmong thе sо much vitаl informаtiоn for me.
And i'm happy reading your article. However should statement on few common issues, The web site taste is wonderful, the articles is truly excellent : D. Good task, cheers

Here is my web site ... http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php&quot

Anónimo disse...

I hаrdly ever ωrіte fеedbаcκ, however i dіd а few
seeking and wound up here

My site - Green smoke 0 nicotine