segunda-feira, abril 22, 2013

"O Sporting joga e o Benfica marca"

Depois do jogo de ontem, e a propósito do SCP, dei comigo a pensar na selecção e nas equipas portuguesas dos anos 70 do século passado, talvez a pior década dos tempos modernos do futebol português. Ou, se quisermos recuar aos tempos da geração anterior à minha, e pelos relatos que ouvi a pai e tios, a época da "selecção ataca e a Espanha marca". Também nesses tempos, já longínquos, a selecção portuguesa e as equipas de clube faziam "grandes exibições" contra equipas consideradas mais fortes, causavam-lhes sérias dificuldades, dizia-se que a qualidade o o "perfume" (era este o termo) do seu futebol "encantavam" e depois... a equipa contrária, com maior intensidade, ritmo de jogo mais elevado e jogadores de muito maior categoria, dava duas ou três "sapatadas" no jogo e acabava por ganhar. Era o tempo das chamadas "vitórias morais" e, nos anos 70 (destas duas épocas, a que já vivi), dizia-se que faltavam trinta metros ao futebol português, uma frase que condensa em si toda uma assumpção de inferioridade. 

Ontem, no Estádio da Luz, aconteceu algo de parecido. O SCP, dirigido por um treinador experiente e que conhece bem a ideia e princípios de jogo do SLB, causou, de facto, sérias dificuldades à equipa mais forte (existiam 34 pontos de diferença), preparou muito bem jogo, até surpreendeu pela positiva e deve ter tido mesmo mais tempo de "posse de bola" (mas atenção: o SLB não é uma equipa de "posse"), mas quando o SLB deu as tais "sapatadas" no jogo, valeu a categoria  dos seus jogadores e a diferença no ritmo e intensidade de jogo, principalmente no último terço do campo. Por isso, assistimos a qualquer coisa no género de "o Sporting joga e o Benfica marca". E peço muita desculpa a quem tem opinião contrária, mas quem não percebe isto deve rapidamente rever os seus conceitos sobre futebol. 

2 comentários:

Vic disse...

Claro que uma equipa nunca poderá marcar qualquer golo, se os seus avançados forem sistematicamente impedidos de o fazer ao serem, sobre eles, cometidas faltas. Contra isso, batatas! Assim, até uma equipa de coxos consegue manter a sua baliza inviolada.

Abraço

JC disse...

Oh, meu caro. O SLB ganhou os 2 jogos do campeonato com um "score" total de 5-1. Em ambos v. acharam foram melhores, etc, etc. Na época passada tb fizeram um bom jogo na Luz, Cardozo foi expulso,ao contrário deste ano até tiveram oportunidades de golo e por aí fora. Perderam 1-0 a jogar contra 10 durante 1/2 hora. Convenhamos que continuarem com o mesmo tipo de argumentação não colhe e será talvez tempo de pensarem em coisas como estratégia do clube, orçamento, gestão, modelo de negócio, treinadores, qualidade dos jogadores, ideia de jogo da equipa, etc, etc. Vale? É que enquanto o meu clube não pensou em 1º lugar nestas coisas não conseguiu alcançar nada de jeito. Vale?