quarta-feira, fevereiro 27, 2013

"Merseysound" e "Rhythm & Blues" (5)

The Beatles - "Please, Please Me"

The Rolling Stones - "It's All Over Now"

Embora os Rolling Stones tenham sido, talvez, o grupo com origens na cena do R&B londrino, do Crawdaddy de Richmond ao Marquee Club de Oxford Street, onde essas raízes são menos evidentes e mais cedo se foram delas afastando (embora acabem por marcar para sempre o percurso do grupo), é bem sintomático que o seu primeiro"single" ("Come On") tenha sido um original da música negra americana, de Chuck Berry, ao contrário dos Beatles que optaram por um tema Lennon - McCartney ("Love Me Do") de clara insersão no universo do "merseysound". O contraste é ainda mais evidente quando falamos nos primeiros #1 de ambos os grupos (Janeiro de 63 para os Beatles e Julho de 64 para os Stones): uma vez mais, os Rolling Stones recorrem á música negra americana ("It's All Over Now" é um original de Bobby e Shirley Womack editado pelos Valentinos) e os Beatles a si próprios, sendo que os elementos essenciais que caracterizam o "merseysound" estão mais uma vez bem presentes no tema "Please, Please Me". Parece-me o contraste, principalmente em termos de harmonia vocal e sonoridade e papel atribuído às guitarras, é por demais evidente.

2 comentários:

Vic disse...

Duas grandes músicas. Nessa altura, além de ser um indefectível dos Beatles, os Stones vinham logo a seguir (aquele EP que editaram cá com essa canção, Carol, Tell me, Can I get a witness foi tocado tanta vez que se gastou). DEpois, a partir de certa altura (talvez depois da morte de Brian Jones) os Stones foram decaindo na minha consideração.
Essa fase muito R&B deles foi fabulosa, e curiosamente (ou talvez não) o Got Live também é um dos meus discos de sempre.

Abraço

JC disse...

"Please, Please Me" tb é um dos meus temas favoritos dos Beatles, que ainda hoje oiço c/ prazer embora não seja um dos maiores fãs do grupo. Em determinada altura os Stones meteram-se pelo quase-psicadelismo ("Their Satanic...") mas "Aftermath é um dos álbuns-chave da música popular, com lugar no meu Top5.