terça-feira, fevereiro 26, 2013

Da renovação de Jorge Jesus

Vamos lá entrar numa das discussões de momento: deve o SLB renovar com Jorge Jesus?

Bom, a renovação com Jorge Jesus depende, quanto a mim, da estratégia seguida pelo SLB para atingir o objectivo de vir a retirar ao FCP a hegemonia no futebol português, e essa estratégia deve estar articulada em torno de várias áreas com algum grau de interdependência, fundamentalmente, modelo de negócio, gestão financeira, gestão de recursos humanos, relacionamento com os "stakeholders" (a comunidade benfiquista) e gestão desportiva do futebol profissional, nesta se integrando princípios, modelo e sistema de jogo e gestão do grupo de trabalho, para além de "scouting", área que liga muito directamente com o modelo de negócio definido. Como podem ver, não mencionei a questão do clube conseguir ou não ser campeão, pela simples razão de que estando definida uma estratégia correcta nesse sentido e reunidas as acções necessárias para a servir (de entre estas, um orçamento compatível), o objectivo da conquista de títulos acabará por ser alcançado.

Ora tendo dito isto, Jorge Jesus é ou não a pessoa certa para comandar o futebol do SLB? Muito francamente, direi que é muito difícil a quem está "de fora" ter uma opinião taxativa, mesmo tendo de possibilidade de analisar "a posteriori" o que de visível, entre o muito bom e o medíocre ou até mesmo o mau (aqui e ali também o houve), Jorge Jesus realizou no clube desde 2009. Como mera opinião, apenas posso dizer que a manter-se, no essencial, a estratégia dos últimos anos, mesmo que corrigida com um maior recurso à formação, indispensável em tempo de crise, não vejo, em função das alternativas existentes no mercado (mas até aqui, neste ponto, constitui um "handicap" negativo o "estar de fora"), muitas razões para a não renovação, salvaguardando, no entanto, não dever esta ser decidida ou conduzida em função de opiniões alheias, da comunicação social ou da chantagem, directa ou indirecta, de terceiros. Claro que existe em aberto uma questão tão importante como é a ligação com a comunidade benfiquista no caso da não obtenção de resultados desportivos satisfatórios no ano em curso. Mas tendo a equipa assegurado, desde já, a entrada directa na Champions League, estando em situação de lutar até ao fim na Liga, com uma mão na Taça de Portugal e presente nos 1/8 de final da Liga Europa, o assunto, a não ser em caso de hecatombe pouco ou nada previsível, parece-me gerível. Mas, como disse, é assunto em relação ao qual apenas a SAD terá ao seu dispor terá elementos suficientes para decidir com total conhecimento de causa.

Nota final: Espanta-me que tanta gente fale no "papão" de uma eventual ida de Jorge Jesus para o FCP e ainda ninguém se tenha interrogado sobre uma questão essencial: o modelo e ideias de jogo de Jorge Jesus estão nos antípodas daqueles que, basicamente, desde os tempos de Pedroto e com especial relevância com Villas-Boas e Vítor Pereira, são perfilhados e fizeram escola no clube mais importante da cidade do Porto. Independentemente do valor de Jorge Jesus, faria a sua contratação sentido depois da continuidade de princípios assegurada com o adjunto Vítor Pereira? Pois, mas parece que para a imprensa desportiva Pinto da Costa é um género de émulo de Cavaco Silva: nunca se engana e raramente tem dúvidas.

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

Inteiramente de acordo. Apesar de não ser um apoiante de JJ, tenho de lhe reconhecer algum mérito sobretudo no que toca a valorização de jogadores, e "estabilidade" da equipa.
O que acontece é que o glorioso que neste momento (e no plano teórico) tudo pode ganhar... se descambar nos próximos tempos (entenda-se jogos, semanas) volta à estaca zero da conquista de titulos. Vieira deve estar à espera para ver o que acontece nos próximos tempos.

Quanto à ranuvação (utilizando linguagem mais próxima de JJ) de Jesus, este deve estar à espera de tirar o máximo pravaito (linguagem JJ) se atingir os objectivos.

Se fôr pró Porto... que vá e se junte ao chefe dos caciques.

Cumprimentos

JC disse...

Pelo menos a Taça de Portugal parece bem ao alcance... Veremos...

Anónimo disse...

Tenho para mim que há mais vida para além de JJ. O Sp. de Braga, por exemplo, nunca foi tão longe como desde que ficou sem ele.

O facto de assumir publicamente e "ad nauseam" os "benefícios" da eliminação europeia do SLB, confirmando assim a eliminação de uma final pelo Sp. Braga e outra precoce eliminação frente ao Liverpool, é algo que não está à altura dos pergaminhos do clube.

A maneira algo truculenta com que trata os jogadores em campo também não o beneficia, a ele, ao clube e aos jogadores.

Certo é que o SLB já contou com treinadores muito piores. Porém, a persistência no mesmo disparate - ênfase que mereceu post de JC - indicia que já não vai dar mais do que já deu.

Se renovar por outros três anos, nada garante que venha a sair ainda antes de concluir a primeiro época, e, receios que não partilho, venha a cair nas mão de P. da C..
E se o SLB tiver de rescindir unilateralmente na vigência da renovação, terá que contar com uma choruda indemnização, como prémio de entrada no clube seguinte.

Cumprimentos

JR

JC disse...

JJ tem muitos defeitos e outras tantas qualidades. Não é um treinador de nível mundial, mas poderá o SLB contratar um? Questão essencial: existirão alternativas credíveis que permitam não começar tudo do zero?
Cumprimentos

Vic disse...

Pois é, o problema é que o JJ aufere já um ordenado ao nível dos melhores do mundo, e ponhamos as coisas assim: digamos que o SLB ganharia a Taça de Portugal, e perderia o campeonato, fosse eliminado da Taça da Liga e da Taça da Europa? Essa seria uma vitória de Pirro e, tal como se afirmava no ano passadoem relação ao SCP, não salvaria época nenhuma. Seria então de bom senso LFV renovar com ordenados do mesmo nível, a um treinador que continuaria a dar-lhe garantias de sucesso?
E a não o fazer, quem iria LFV buscar para o substituir, sabendo-se que quem quer que fosse, dificilmente viria auferir um ordenado inferior a JJ?
Deixo essas questões no ar referindo que até acho que JJ com os seus defeitos, é o melhor treinador a exercer em Portugal, e dos melhores europeus.
Quanto a ele ir para o FCP se saísse do SLB no fim da época, há que ter em conta que A Bola tem que vender, e por isso arranja estas histórias de faca e alguidar(embora não seja de descartar que isso um dia pudesse acontecer, mas nunca nesta altura, mais não fosse porque P da C gosta muito de contrariar estas historietas que saem nos jornais sem a sua bênção)

Abraço

JC disse...

A questão do treinador do SLB (este ou qq outro) nunca se pode pôr em termos de "salvar a época", ou seja, numa perspectiva "época a época". Esse tem sido mtªs vezes o erro, incluindo o do seu clube.Para o SLB, deve ser sempre um assunto de médio/longo prazo, i.e., de vir a conseguir a hegemonia do futebol português e de ter uma estratégia e as condições necessárias para alcançar tal objectivo. No caso do SLB eu direi mesmo que a questão essencial é um orçamento ainda razoavelmente inferior ao do FCP, 70 para 100M.
Abraço