segunda-feira, dezembro 17, 2012

Franky Vercauteren, o "adjunto" de Jesualdo Ferreira

E eis senão quando - presente trazido pelo Pai Natal? -, "nada nesta mão e nada na outra", Franky Vercauteren, por artes de magia, passou de treinador principal do SCP a adjunto de Jesualdo Ferreira...

Agora mais a sério... A contratação de Jesualdo Ferreira, que como treinador nunca teve êxito em lado algum excepto onde até o Rato Mickey o teria (FCP), pode até ter sido uma questão de oportunidade no momento em que ficou sem trabalho, pode até significar uma inflexão estratégica regressando aos tempos da Academia, já que Jesualdo tem alguma experiência no futebol de formação, mas o que é um facto é que corresponde a uma despromoção de Vercauteren e define desde já o prazo de validade do treinador belga no SCP. É uma "cena" do tipo "o rabo a abanar o cão", já que a ordem das contratações foi a inversa e Jesualdo Ferreira, como responsável de todo o futebol do clube e um passado como treinador e não como dirigente, terá certamente as suas ideias em relação ao futebol que o SCP deve praticar, princípios, modelo e sistema de jogo da equipa principal e por aí abaixo descendo na pirâmide. Aliás, só por este motivo se compreende a sua contratação. E, claro, estas só por um mero acaso coincidirão com as perfilhadas por Franky Vercauteren, preferindo certamente Jesualdo contratar alguém da sua confiança e consigo alinhado em termos de ideias e, até, lealdade pessoal. Por fim, o habitualmente xenófobo jornalismo desportivo português não deixará de dar uma mãozinha a Jesualdo, fechando o círculo. Resta saber com que motivação irá Vercauteren trabalhar até final da época, mas também é sabido muito pouco já tem para conseguir.

Concluindo, e assim de uma penada, eis como Godinho Lopes baralhou e tornou a dar, o que aliás tem feito desde que despediu Domingos Paciência, também ele, pelas razões que aqui alinhavei, um manifesto erro de "casting". No fundo, o que salva o presidente do SCP é os associados do clube saberem que neste momento a alternativa a Godinho Lopes é o populismo, e de "bigodes" já por lá terem tido exemplo.

3 comentários:

Vic disse...

Bem, acho que a data de validade de Vercauteren foi logo estipulada no contrato, uma vez que o seu vínculo com o SCP termina no fim da época, tal como, aliás, o de Jesualdo.
A minha admiração pelo Jesualdo Ferreira não é nada elevada, e a sua contratação, foi para mim uma surpresa. Mas a verdade é que era necessário um manager que tivesse olhos para a formação, e não se pode negar que JF tem basta experiência nesse campo. Aliás, pela entrevista que Godinho Lopes deu ontem na RTP, entende-se a contratação. Ao que parece, a alternativa era Couceiro que não aceitou o lugar, e Couceiro também não tem grande palmarés como treinador. Por ele teria o facto de ser sportinguista. Mas tal não me parece credencial suficiente, tendo em conta os resultados de outros sportinguistas de gema como Sá Pinto, Oceano ou Manuel Fernandes.
Duma coisa tenho a certeza: daqui para a frente, é difícil as coisas correrem pior que até aqui.

Abraço

(off topic: acho curioso como há uns tempos atrás, corria que o SLB não renovaria com JJ. Agora, a não ser talvez José Mourinho ou mais remotamente Pep Guardiola, JJ é o melhor treinador que o Benfica poderia ter)

JC disse...

Meu caro Vic: Mas o que é isso de um "manager"? No futebol só conheço com essa designação os treinadores dos clubes ingleses. Mas são os treinadores da equipa principal!E v. acha que o SCP pode ter treinadores por 7 ou 8 meses, como será o caso de Vercauteren? Santo Deus!
Quanto a JJ e ao meu clube, as "tricas" que por aí correm pouco ou nada me interessam, como aliás sabe. por ora, ganhe ou perca o campeonato, e não sendo JJ um treinador fantástico, não vejo melhor alternativa, que mereça o risco.
Abraço

Anónimo disse...

Atenção

O Sporting está em via de recrutar Tiririca... tendo mandado hoje um enviado especial ao Brasil para o trazer o mais rápidamente possivel.

Com Tiririca pior não fica.

E em tom mais sério:
"A contratação de Jesualdo Ferreira, que como treinador nunca teve êxito em lado algum excepto onde até o Rato Mickey o teria (FCP)"...

Cumprimentos