quinta-feira, dezembro 06, 2012

Duas notas sobre os jogos de ontem

O desequilíbrio da Liga portuguesa ficou ontem bem patente em duas áreas e dois jogos distintos:
  1. O SC Braga, que nos últimos anos foi a equipa que mais se conseguiu aproximar de SLB e FCP, não conseguiu mais dos que três pontos num grupo da Champions League que contava com "colossos" do futebol mundial como o Cluj e o Galatasaray.
  2. As oportunidades esbanjadas pelo SLB em Camp Nou não acontecem por acaso: numa Liga desequilibrada como a portuguesa, equipas como o SLB e o FCP podem normalmente dar-se ao luxo de esbanjar inúmeras oportunidades de golo por jogo sem que tal ponha em causa a sua vitória. O rigor, concentração, responsabilidade e decisão na hora de rematar à baliza adquirem-se, ou melhor, não se adquirem, aí. Já agora, e tal como eu tinha dito em tempo oportuno, o problema não foi a derrota em Moscovo, embora indiscutivelmente um mau resultado: um empate, resultado normal, teria deixado ontem tudo na mesma. O problema foi a vitória do Celtic contra o Barça, daí a justiça do seu apuramento.

2 comentários:

Anónimo disse...

E a Liga portuguesa é desequilibrada porquê ?

Equipas como o Boavista e o Vitória de Guimarães nos bons tempos do Major e do Pimenta ameaçavam os três grandes, como acontece hoje com o SC Braga que na relação custo–resultados se tem revelado um campeão, tendo a primeira chegado ao título. Uma derrota infligida a um dos grandes por alguma daquelas equipas ou a permanência destas acima dos grandes na tabela elevava a fasquia da exigência dos derrotados a um nível que inevitavelmente colocaria em causa a gestão desportiva do derrotado, a natural ira dos adeptos e uma actuação reactiva das arbitragens para repor a “classificação natural”, tudo servido com vómitos dos escribas da imprensa , autênticos jornais oficiais do clube, “Pravdas” dos Grandes , que explicavam a derrota dos clubes queridos no âmbito pérfidas lutas de arbitragens e teorias conspirativas do poder no futebol.

O que aconteceu a essas pequenas equipas ?
Os respectivos líderes acabaram nas barras dos tribunais acusados de trafulhices, muitas delas dadas como não provadas e as equipas ficaram descapitalizadas. Mas trafulhices acontecem também com os grandes e com quase todos os outros pequenos a quem não se dá tanta atenção por não colocarem em causa os grandes. Bastará lembrar das frutas jovens, do Vale-Tudo, dos depósitos na conta de um árbitro por um elemento ligado ao SCP, etc. etc.

No fundo a Liga portuguesa cada vez mais se resume a dois jogos, FCP-SLB e SLB-FCP, que geralmente ditam logo o campeão, e isto porque a gestão desportiva, certamente por excesso de qualidade, nem consegue enxergar que a diversidade de equipas competitivas só poderia trazer benefícios para todos, preferindo ver a afronta como um atentado aos próprios poderes que devem ser majestosamente conservados a dois numa união real de linhagem feudal.

Ora, um campeonato com dois jogos não merece uma assinatura da SportTv e a qualidade dos dirigentes parece abaixo do nível da “Casa dos Segredos” em sinal aberto.

JR

JC disse...

Passando por cima do tom do comentário... Nada do que diz contraria o facto da liga portuguesa ser desequilibrada. Ponto. poderemos discutir as causas, mas mais do que as "trafulhices", a causa reside no facto de a sociedade portuguesa ter sido, até há bem pouco tempo, uma sociedade rural, sem cidades de média dimensão com excepção do Porto, o que transformou SLB e SCP em clubes nacionais. São razões históricas, portanto, de índole económica, demográfica e sociológica. Quanto à Sport TV,o que justifica a assinatura são as Ligas espanhola e inglesa, bem como a CL.
Cumprimentos