domingo, dezembro 16, 2012

André Gomes e Nemanja Matic

  1. André Gomes tem indiscutivelmente boa técnica, visão de jogo e qualidade de passe. Sabe "pisar" e tem boa planta física. Mas falta-lhe (ainda?) algo essencial no futebol moderno e muito especialmente naquela posição (nº 8): alguma agressividade e, principalmente, uma muito maior intensidade de jogo. Terá de as adquirir se não quiser ser mais uma esperança eternamente adiada do futebol do meu clube.
  2. No antípodas está Nemanja Matic. Numa equipa que joga habitualmente com dois "pontas de lança", num 4x4x2 que é muito mais um 4x2x4 (sem nos metermos por questões de dinâmica de jogo para não complicar), sem um "10", mesmo que "moderno", ou um um construtor de jogo, um jogador como Matic, muito mais "técnico" e móvel que Javi Garcia, permitindo "começar a jogar" bem mais "cá atrás" e assumindo-se frequentemente, "à vez" ou até simultaneamente, como "6", "8" e "10", dá à equipa a possibilidade de colmatar a inferioridade numérica no "miolo" e a fragilidade gerada pela inexistência de um "8" maduro ou de raiz, como o era Witsel, ou de um construtor de jogo em zonas mais avançadas. Ontem foi simplesmente soberbo. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

Ao Nemanja falta-lhe o pormenor final em que depois de entrar pela defesa dentro (deixando para trás vários jogadores contrários)saber o que fazer com a bola...
Mas está a fazer esquecer Javi Garcia... o que é muito bom.

André Gomes poderá ter grande futuro, se trabalhar e aperfeiçoar caracteristicas inatas. Joga de cabeça levantada (tal como Rui Costa o fazia) e possue boa técnica, dominio de bola sentido posicional... mas ainda falta muito para ser um craque.

Já agora Melgarejo tem vindo a progredir a olhos vistos.

Cumprimentos

JC disse...

Javi e Matic são jogadores mtº diferentes e André Gomes é mais um 8 do que um 10 tipo Rui Costa. Mas como digo no "Post", falta-lhe intensidade de jogo. Espero poder acrescentar "ainda". E sim, JJ está a fazer de Melgarejo um lateral c/ as características certas para a ideia de jogo que tem p/ o SLB.
Cumprimentos