quarta-feira, outubro 24, 2012

O governo Kasbah

Confesso não entender muito bem o que terá o governo a ganhar com esta táctica de anunciar umas medidas inaceitáveis e muito penalizadoras para de seguida recuar em desordem. É uma táctica negocial que lhe permitirá ganhos depois de lançar para a mesa das negociações propostas que sabe serem inaceitáveis pelos seus interlocutores e pela sociedade em geral? Talvez, mas essa, como disse no "twitter" o deputado João Galamba, é a táctica do vendedor de tapetes, o que apenas ajuda a descredibilizar o governo que a faz sua. Vistas as coisas, este estilo "Kasbah" tem muito mais de penalizador:
  1. Logo à partida, em função das expectativas negativas criadas, ajuda a gerar um ambiente social e económico ainda mais depressivo e recessivo.
  2. Depois, cria ao governo uma imagem de quem anda à deriva, sem ter uma estratégia clara e bem definida.
  3. Em terceiro lugar, consolida a convicção de que vale a pena protestar, pressionar, pois o governo, medroso e fraco, logo recua.
  4. Mais ainda: medidas como a anunciada redução do valor mínimo do subsídio de desemprego vincam ainda mais, se necessário fosse, a opinião dos cidadãos de que estamos perante um governo com enorme insensibilidade social e disposto ou mesmo ansioso por destruir o Estado Social. 
  5. Por último, e com tudo isto, o governo perde o respeito dos cidadãos ou melhor, já o tendo perdido, cava ainda mais o fosso dessa falta de respeitabilidade e da sepultura anunciada em que se deixou cair.
Enfim, um completo desastre.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

Em resumo, e como diz: "um completo desastre".
Subscrevo os 5 pontos que menciona, mas permita-me acrescentar que a cambada de garotos que nos(des)governam anda a brincar com o fogo...literalmente andam a pegar fogo ao circo.
O clima social não precisa de mais achas (acho eu), e não nos admiremos se um dia destes a coisa acabar mal (muito mal). Já estivemos mais longe disso acontecer.

Cumprimentos

JC disse...

Não estou assim tão certo o clima social se venha a deteriorar mtº. e o governo joga c/ esse factor.