quarta-feira, outubro 10, 2012

Boas notícias das televisões

  1. "A Guerra", série de Joaquim Furtado, estreia hoje pelas 22.40h, na RTP 1, a sua 4ª e última série de programas. "Chovendo no molhado" digo que é do melhor (senão mesmo o melhor) que se fez em televisão nos últimos anos. Isto sim, Serviço Público sem qualquer dúvida.
  2. "Downton Abbey" estreia a sua 3ª temporada na próxima 2ª feira, pelas 21.25h, no canal Fox Fife. Confesso a série, um género de "Upstairs, Downstairs" em versão actualizada e em "grande produção", mas já sem o impacto iniciático da sua antepassada, me desiludiu um pouco por via de um enredo cheio de "coedelinhos" e demasiado "telenovelesco". Mas, apesar disso, tenho sido um espectador atento. Recomendável, e não só aos anglófilos.
  3. "DCI Banks" continua em exibição no Fox Crime, todas as 3ªs feiras pelas 22.15h. Uma excelente série policial inglesa da BBC, sombria, despojada, de uma violência contida.
  4. "Midsomer Murders" (sábados, Fox Crime, 21.30h) consegue casar, de modo excelente, a intriga policial, no seu género "dedutivo", em que a inteligência e a experiência do investigador estão no centro da acção, com um sentido de humor inteligente e personagens de grande realismo, que podiam ser os nossos vizinhos ou os conhecidos que encontramos na mercearia. No seu retrato do campo inglês, embora transportado para a actualidade, tem qualquer coisa de herança de Miss Marple.
  5. A canal História tem passado uma excelente série sobre os Reis de Espanha. O último episódio traçou o retrato de Fernando VII e de uma Espanha, no início do século XIX, essencial para se compreender o que se segue até à Guerra Civil de 1936/39. E era bom que os portugueses aprendessem um pouco mais sobre a História, a política e a sociedade do país aqui ao lado.

4 comentários:

Vic disse...

Sobre as séries inglesas:
Tenho uma opinião mais positiva sobre a Downton Abbey, tenho gostado muito Acho que a nivel visual a série é magnífica, tal como as interpretações.
Claro que a Midsomer me agarra todos os sábados à noite ao sofá. Grande série. A DCI, embora muito boa, está um pouco mais abaixo
Faltou-lhe mencionar a Wallander (que pena que estas séries inglesas devido a constrangimentos orçamentais sejam sempre tão curtas) com um ambiente quase sufocante e uma interpretação brilhante de Keneth Branagh, e também a Withechapel, que também é de nivel muitíssimo elevado.

Abraço

(A Guerra não acompanhei. Essas sobre os reis de Espanha, nem sabia que estava a ser transmitida. Já agora, e fora das séries inglesas, a Boardwalk Empire também é uma série a ter em atenção)

JC disse...

Wallander e Whitechapel não tenho visto. Apesar das facilidades da gravação e do "ver de início", não dá para "ir a todas". Onde passam?
Abraço

Vic disse...

Estão amboS a dar no AXN Black. O Wallander, nesta última série foram só 3 episódio de 1h30, mas é natural que reponham.
O Whitechapel dá amanhã o a 3ª e última parte do 1º episódio, e vai continuar. É uma série muito boa mesmo.

Abraço

JC disse...

Thanks. Mas olhe que gosto mtº do DCI Banks.