terça-feira, agosto 14, 2012

Luisão e a "justiça popular"

  1. Tal como aqui disse (e não retiro uma vírgula), Luisão, ao dirigir-se ao árbitro no tom e modo como o fez, cometeu um acto estúpido em Düsseldorf, agravado por ser o capitão de equipa, acto esse que poderá eventualmente vir a trazer consequências desagradáveis (espero que não - também o disse), para si e para o clube, para além das  que já se verificam no que diz respeito à instabilidade que pode estar a criar e em alguma degradação da autoridade perante os árbitros, característica que deve ser sempre apanágio de um capitão de equipa. Independentemente disso, também o disse, é sintoma da falta de estabilidade emocional da equipa já verificada em outros jogos das últimas épocas, com prejuízo de alguns pontos que poderiam ter sido conquistados.  
  2. Tendo dito isto, a direcção do SLB e o seu gabinete de comunicação têm agido correctamente no sentido de defender o seu profissional e activo do clube, assim protegendo a própria instituição. Qualquer outro clube organizado faria o mesmo, em idênticas circunstâncias, e espero continuem a agir correctamente nesse sentido. Enquanto benfiquista, têm todo o meu apoio nessa acção, escusado será dizer.
  3. Convém ainda lembrar aos adeptos dos linchamentos e julgamentos "populares", efectuados nas páginas de muitos jornais, "blogs", caixas de comentários, etc, que existem instâncias competentes (penso que apenas a UEFA e dentro do seu quadro legal normativo) para julgar da atitude do jogador, castigando-o ou não, e, para isso, para além de achar possa existir matéria para tal, será necessário que o assunto siga os procedimentos normais e competentes, isto é, e segundo parece, que exista um relatório oficial do jogo entregue na DFB, que a ocorrência seja aí mencionada, etc, etc. Não me parece que a UEFA decida em função das imagens, principalmente de um jogo particular e não de uma competição em que esteja envolvida, títulos dos jornais ou a pedido da Cofina e dos seus Octávios Ribeiros, nem que a eventual entrega de uma queixa-crime, por parte do árbitro, possa vir a influenciar as instâncias desportivas. Aguardemos.

6 comentários:

Vic disse...

Meu caro JC

Há mesmo relatório do árbitro. O que daí advirá, logo se verá, mas pelo que tenho lido em imprensa estrangeira, que tem opinião muito negativa sobre a atitude de Luisão, sinal que a coisa teve repercussòes indesejáveis, o jogador poderá não deixar de ser penalizado. Aliás, pior que a atitude de Luisão, o que teve ainda mais eco, foram as risadas e remoques de treinador e outros jogadores dentro o campo, enquanto o árbitro estava caído.
E meu caro, o SLB nem se pode queixar da Imprensa,depois da grande campanha de branqueamento da peitada de Luisão, levada a cabo por A Bola, que até recorreu a Pedro Proença como testemunha abonatória do jogador, Pedro Proença que afirma que não assistiu ao incidente.
Não sei o que vai daqui resultar, mas desta, se houver consequências desagradáveis, não podem queixar-se de manobras obscuras por parte de outros clubes portugueses, e o campeonato está à porta.

Abraço

JC disse...

Caro Vic:
1- Tenho estado atento e ainda não vi em parte alguma informação s/ a existência de relatório do árbitro. Se me puder informar...
2- Sim, tb acho JJ deveria ter tomada uma atitude mais discreta, apesar da "palhaçada" da atitude do árbitro, mas isso em nada se irá reflectir em qq decisão das instâncias competentes em relação a Luisão. Abraço

gin-tonic disse...

Meu caro JC.
Não me apetecia mesmo falar deste caso.
Demasiado triste para que o que eu quero dizer não descambasse numa linguagem que este blogue, o autor e os sesus leitores, de todo não merecem.
Fugindo a detalhes o que eu queria que o meu clube de imediato tivesse feito era um generalizado pedido de desculpas, não esquecendo os milhares de emigrantes que fizeram centenas de quilómetros, gastaram dinheiro, para no fundo, assistir àquele lamentável espectáculo.
Não se defende uma reputação de mais de cem anos, tentando desculpar o Luisão que, de todo não me parece tenha querido agredir o árbitro, nem o Xavi Garcia, quem quer que seja.
O que falta ao Benfica é cultura, seja ela desportiva, sejam outras.
Um clube como o Benfica não pode ser dirigido por este presidente, treinado por JJ.
Aquelas risadas parvas do treinador e jogadores, transmitidas para todo o mundo, não abonam nada nem miguém.
Dizem-me que o António Carraça era o responsável directivo pela comitiva.
Não quero acreditar.
Esse rapaz nem para roupeiro tem lugar que, diga-se, não é função para um qualquer.
Estou demasiado triste para que não tenha que dizer que toda aquela rapaziada deve ser castigada: desportiva e monetariamente. E o Benfica deveria ser o primeiro a fazê-lo mas...

JC disse...

O problema , caro Gin-Tonic, é que se o SLB pedisse desculpa, o que moralmente era correcto, assumia de imediato a responsabilidade e gravidade do acto, o que, neste momento, não pode fazer. É uma chatice, mas desde Maquiavel que a moral nada tem a ver c/ a política. Penso, no entanto, que a seu tempo o SLB deveria encontrar uma maneira de ressarcir esses seus adeptos emigrantes, isso é certo. Quanto a LFV, JJ e Carraça, tb eu anseio por melhor, mas pelo que vejo poder perfilar-se no horizonte... Enfim...
Abraço

Vic disse...

Então e não devemos sempre fazer o que é moralmente correcto, JC? Ou só porque tal nos vai penalizar, tal isenta-nos de agir com correcção.
É que a ser assim, muita coisa passará impune

Abraço

JC disse...

Meu caro Vic: não quero um mundo comandado pela moral... Livra!Seria um mundo comandado de forma subjectiva, já que o conceito de moral é diferente de indivíduo para indivíduo, de sociedade para sociedade, de classe ou grupo social para classe ou grupo social.No fundo, seria o mundo da aleatoriedade. O mundo - e ainda bem - é regulado pelas normas e leis do direito, que na sua definição vão incluindo tb algumas questões morais aceites consensualmente ou por maioria numa dada sociedade.