domingo, agosto 19, 2012

Jorge Jesus está em auto-gestão?

  1. Jorge Jesus não é comentador de futebol; é treinador de um clube com a dimensão do SLB e responsável pela sua principal equipa de futebol. Por isso mesmo, as suas intervenções nas conferências de imprensa não podem nem devem limitar-se a uma análise relativamente independente das incidências do jogo, mas integrar-se na estratégia de comunicação do clube e assumir uma função importante naquilo que poderemos designar como "team building"; devem assumir-se como elemento estruturante na construção de uma identidade e tornarem-se activo importante para que a equipa consiga alcançar melhor e mais facilmente os seus objectivos. Ora as afirmações de Jorge Jesus após o jogo de ontem, praticamente colocando SLB e SCB ao mesmo nível, estão exactamente nos antípodas do que acima digo: em vez de serem mobilizadoras, são conformistas; em vez de forjarem uma atitude vencedora, acabam por gerar indiferença perante o resultado; em vez de evidenciarem que as diferenças de grandeza e investimento entre as duas equipas exigem necessariamente resultados bem diferentes, falam de equilíbrio. Assim também se perdem (ou ganham) campeonatos e alguém da estrutura da SAD do SLB deveria intervir.
  2. Não me lembro de erros tão primários, em tanta quantidade e tão evidentes numa equipa portuguesa de topo como aqueles que foram praticados de modo sistemático por Jorge Jesus nas suas últimas épocas como treinador do SLB. A pergunta que deixo é a seguinte: não haverá na hierarquia do futebol do clube quem seja capaz, já não digo de os evitar, mas de os minimizar no seu número e gravidade? Que raio, LFV pode não perceber patavina de futebol, mas António Carraça, pelo seu percurso no futebol profissional, que se não é brilhante pelo menos é longo, não deveria ter conhecimentos e poderes para o fazer? E quais as funções de Rui Costa, que - este sim -, pelo seu prestígio e percurso internacional, tem com certeza os conhecimentos necessários para ter uma maior capacidade de actuação? Será que Jorge Jesus e a principal equipa de futebol do SLB estão em auto-gestão? Mistérios...  

10 comentários:

Vic disse...

Há realmente um grande mistério: onde anda Rui Costa?
Agora, o Carraça? Não viu a sua actuação no caso Luisão? Meu caro, acho que esta, a intervir, iria juntar-se a fome à vontade de comer.
Quanto ao resto...acho que ainda esta semana iremos ouvir LFV apoiar Jesus, e provavelmente, a clamar contra uma cabala qualquer vinda do exterior.

Rato disse...

Olá JC

Estive hoje de manhã a ver o jogo Feirense 2, Benfica B 4, e assaltou-me uma dúvida: se uma das equipas B (Benfica, Sporting ou Porto) ganhar a 2ª Divisão e consequentemente ter o direito de ser promovida ao escalão principal, como é que é? Pode conviver com a equipa principal na 1ª Liga?

Abraço

Vic disse...

Rato, antecipo-me ao JC: as equipes B não podem subir à 1ª liga.

JC disse...

Rato e Vic: no futebol português já vi mtª coisa, mas as equipas B no mesmo escalão... Bom, já vi quase isso c/ os empréstimos de jogadores e a contratação de treinadores a criarem autênticas equipas-satélite. Mas ainda convém manter algumas aparências...
Abraço a ambos.

Rato disse...

Então, para além da rodagem de jogadores, qual é o incentivo das equipas B?

JC disse...

Esse mesmo: os jogadores poderem rodar numa equipa na qual a metodologia, princípios e modelo de jogo sejam, em princípio, idênticos aos da equipa principal.

Anónimo disse...


JJ deve andar de facto em auto-gestão... Ninguém (com responsabilidade no glorioso) e com algus centimetros cúbicos de massa cinzenta o manda calar ? ("Rezus porqué no te callas" ?) e parar com o chorrilho de disparates. Jesus não tem o minimo de nível para falar, e é confrangedor ouvi-lo.

Quanto aos disparates de gestão da equipa...já têm sido bastante dissecados.

De facto não entendo por anda Rui Costa. O Rui que até sabe falar, é ponderado e tem uma muito boa capacidade comunicativa deveria ter um papel activo, mas pelos vistos existirão "forças ocultas" (?) que receiam a sombra e eventual protagonismo de RC.

A falta de paciência para JJ começa a ser demasiado grande.

Já agora dar os parabéns ao Gil Vicente e ao Guimarães que cumpriram o seu papel.

Cumprimentos

Karocha disse...

O Rui Costa está a divorciar-se!!!

JC disse...

So what, Karocha. Acontece aos melhores :-)

Karocha disse...

Pois!!!