quinta-feira, agosto 09, 2012

Fundação Paula Rego: um resquício de "vendetta"?


Recuso-me a acreditar que exista algum preconceito, alguma questão moral ou ideológica, algum resquício de "vendetta", na base da intenção do governo em extinguir a Fundação Paula Rego. Em nome da democracia e da liberdade, recuso-me a acreditar em tal coisa. Valha-nos que ainda vai existindo (subsistindo?) no próprio PSD (que, note-se, por outro lado também é o partido da inenarrável deputada Isilda Pegado) gente com alguma réstea de inteligência e de bom-senso. É uma pequenina esperança...

7 comentários:

Anónimo disse...

Ainda estou em estado de choque, mas faz todo o sentido o sentido a sua associação de ideias.

A Maria deve achar tudo aquilo "uma porcaria" e dizer no recato do lar ao Aníbal:"dá mas é apoios à gordinha que faz umas coisas giras com naperons, cães de louça e galos de barcelos."

Afinal é essa a "cultura reinante".

JC disse...

Lol:-)
Mas olhe que tb conheço mtª gente à esqª que detesta a pintura da Paula Rego.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Eu sou tendencialmente de esquerda, humanista, sou mulher e apesar de achar certos quadros "tenebrosos" por tudo aquilo que desmascara e pela força que têm, são sem dúvida marcantes e importantes.

Mas realmente não queria um quadro daqueles em casa, exactamente por serem tão perturbadores para as mulheres.

Já o meu marido não se importava...
Mas acho muita graça à "personagem" Paula Rego. As entrevistas (as poucas que concedeu) são imperdíveis.

Já a "gorda das panelas e naperons", enfim... é tipo pop art, mas para pior...os naperons e os cãezinhos, então...

Um grande bem-haja pelo seu blog.

Anónima lá de cima.

JC disse...

Cara anónima:
Eu sou dos que gosta da pintura e da Paula Rego e até já estive quase para comprar uma serigrafia sua, mesmo assim bem "carota" (o dinheiro não nunca chegou para um original, infelizmente). Mas concordo e admito que possa existir, gostando da sua pintura, quem não gostasse de a ter exposta em casa. Enfim, esse tb nunca poderá ser um critério valorativo. Quanto a Joana Vasconcelos, acho não é possível comparar duas coisas tão díspares. Mas devo dizer que há uma certa faceta "kitsch", "naïf" ou até "trash" nas instalações dela ás quais acho uma certa graça. "Ceci n'êmpeche pas cela", não é assim? Mas, claro, Paula Rego têm uma profundidade, uma coerência temática no conjunto da sua obra que a colocam num outro patamar.
Cumprimentos e mtº obrigado

Karocha disse...

JC

Eu não gosto da pintura da Paula Rego, não podemos ter os mesmos gostos, mas dai a fechar uma fundação de uma artista reconhecida internacionalmente, não!
Ele há muitas para fechar e que são um sorvedouro!!!

JC disse...

Posição correcta, Karocha. Eu não gosto de Malhoa, por exemplo, ou Jackson Pollock, e nunca me lembraria de sugerir - sequer - qualquer coisa de semelhante.

Karocha disse...

Eu acho que é JC.
Eu gosto de Polloc, não temos que ter o mesmo gosto e então quando se fala de arte, seja pintura , seja música!!!