domingo, julho 01, 2012

O orçamento do SCP

Já por aqui provei que, de um modo geral, numa competição de regularidade os orçamentos dos clubes acabam por ditar leis no que diz respeito à classificação final. Na época passada, os sete clubes com orçamento mais elevado corresponderam aos sete primeiros classificados da Liga e, de entre estes, apenas a troca entre SCP e SCP, mesmo assim assegurada "in-extremis", foi significativa e em grande parte explicada pela maior estabilidade da gestão minhota nos últimos anos. Sabendo que nessa última época o orçamento do FCP foi de 95M, o do SLB de 50M e o do SCP de 40M, e partindo do princípio os orçamentos de FCP e SLB não descerão mais de, digamos, uns 30% face à época anterior (parece-me uma estimativa razoável), espanta-me como os sócios de Alvalade aprovaram ontem, sem pestanejar, um orçamento de apenas 18M (- 55%) para a época de 2012/2013. Será que têm perfeita noção do que fizeram e das implicações que isso irá ter nas prestações desportivas da equipa? Dir-me-ão os meus amigos "lagartos" que a situação financeira do clube é conhecida e não permite alternativas. E eu lembraria a expressão certeira de há um par de anos de José Eduardo Bettencourt, quando disse que "o SCP gasta demais para ser apenas terceiro e de menos para ser campeão". Tudo isto está certíssimo, mas depois não me venham dizer que são candidatos ao título e por aí fora. Ou que sou eu, "lampião", que tenho má vontade e coisas semelhantes. Vale?  

4 comentários:

Vic disse...

Se não sair ninguém e o sistema não funcionar tão bem como nas 1ªs jornadas do ano passado, o Sporting, neste momento, tem equipa para discutir a ida à Liga dos Campeòes.

JC disse...

Sim, às pré-eliminatórias (3º lugar). Mas mtº dificilmente mais do que isso-

JC disse...

já agora: Tanto SCP, como SLB e FCP vão forçosamente ter que vender. Impossível não o fazerem.

gps disse...

O Braga lutou pelo título até quase ao final do campeonato e deve ter orçamento menor

O que é preciso é ter uma gestão mais criteriosa e não comprar só por comprar.