quarta-feira, julho 04, 2012

A enésima comissão de inquérito a Camarate

Devo dizer que começo por não entender muito bem a razão de ser das comissões de inquérito parlamentares à queda do avião que transportava Sá Carneiro, Amaro da Costa e outros passageiros em Dezembro de 1980, em Camarate. Em primeiro lugar porque penso a investigação deveria ter sido de imediato entregue a peritos de aeronáutica, um género de NTSB portuguesa, ou semelhante, caso exista por cá tal coisa ou, em alternativa, tivesse havido a possibilidade de o solicitar a um país estrangeiro. Tanto quanto julgo saber, não terá sido assim que se procedeu. Depois, porque só no caso dessa comissão independente de peritos concluir pela forte probabilidade da existência de crime deveriam o Ministério Público e as polícias ser chamadas a integrar a investigação: tanto quanto sei, ambas estas entidades estiveram envolvidas na investigação desde o início. Por fim, caso se concluísse pela existência de incúria, procedimentos incorrectos no transporte aéreo, falhas evidentes de segurança, etc, etc, caberia então aos deputados ouvir quem julgassem adequado e legislar ou propor recomendações no sentido de melhorar todos esses pontos e evitar a repetição de desastres ou crimes semelhantes. Logo aqui tudo nasceu mal, e o que nasce torto... 

E o resultado de tudo ter nascido torto foi que o assunto se transformou numa questão essencialmente política e não num inquérito destinado a averiguar e concluir, com rigor, das causas da tragédia e nomear e punir os responsáveis, se os houvesse. Agora lá teremos a enésima comissão de inquérito que irá, também pela enésima vez e desconhecendo eu os deputados tenham alguns conhecimentos técnicos ou científicos sobre aeronáutica ou investigação de acidentes que permitam se pronunciem, chegar ou não a uma conclusão, e caso cheguem sem que esta não venha ferida de total credibilidade. Tudo isto depois de se ter gasto mais algum dinheiro inutilmente. Não seria melhor CDS e PSD "declararem e mandarem publicar" que sim, que foi um crime, perpetrado por autores desconhecidos contra não se sabe bem quem (até poderá ter sido contra o piloto do avião) e acabava-se esta vergonha?

Nota: o que terá levado o PS a votar a favor de mais esta comissão de inquérito, em vez de, pura e simplesmente, se ter abstido? Confesso ter dificuldade em perceber o que espera conseguir de positivo, para si e para o esclarecimento do caso.

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.