domingo, junho 10, 2012

Portugal-Alemanha

  1. A Alemanha jogou ontem como devem jogar os candidatos ao título no primeiro jogo das fases finais de europeus e mundiais, mais a mais já sabendo da derrota da Holanda: com segurança, eficácia, esquecendo a exibição, esperando "crescer com o campeonato" e tendo como objectivo principal não perder esse primeiro jogo, o que, quando acontece, nestes torneios curtos, é sempre um problema. Acabou por conseguir ganhar e só perdeu algum controle do jogo nos últimos 15'. 
  2. Ter um "ponta de lança" dá muito jeito. Ontem, Mário Gomez fez um golo surgido do quase nada, melhor, de um cruzamento quase inofensivo mesmo depois do ligeiro desvio que traiu os centrais portugueses. Fez o que os jogadores portugueses não conseguiram num par de oportunidades bem mais evidentes. Gomez joga na Alemanha: faz toda a diferença. 
  3. Portugal poderia ter obtido outro resultado se tivesse optado por uma atitude mais pro-activa desde o início do jogo? Digamos que é um "suponhamos", pois com essa opção sujeitava-se mais às transições rápidas alemãs (a selecção portuguesa, ao recuar as suas linhas e jogando com uma mentalidade "em primeiro lugar defender", pretendeu acima de tudo evitá-las) e, assim, também poderia ter sofrido um ou mais golos mais cedo. Também, claro, poderia ter tido mais tempo para recuperar de uma eventual desvantagem ou marcado primeiro. Acima de tudo, teria sido outro jogo, e é inútil especular sobre o que aconteceria em tal caso.

Sem comentários: