quinta-feira, maio 03, 2012

Onde está Vieira?


O pouco misterioso mas estratégico "desaparecimento" de Luís Filipe Vieira, sem qualquer tomada de posição sobre as notícias que saem repetidamente nos jornais dando como incerta a continuidade de Jorge Jesus, tem apenas um significado: essa continuidade dependerá muito menos de Vieira e a SAD concluírem ser Jesus o treinador ideal para o projecto do clube (para fazer "crescer" a equipa, como aqui tenho afirmado) e bem mais da existência de uma alternativa que permita mobilizar eleitoralmente os sócios do clube. No caso de Vieira optar pela continuidade de Jesus, esta é uma posição que não deixará de fragilizar ainda mais o treinador do SLB, o que me parece pouco importa a LFV desde que tal o não atinja (ou atinja pouco). Mais do mesmo?

Duas notas mais
  1. É a ausência de vitórias importantes que dificulta, por parte de treinador e administração, o estabelecimento de prioridades desportivas para equipa principal do SLB. É essa ausência continuada de títulos relevantes, principalmente o de campeão nacional, que, ao contrário do que acontece com o FCP, não permite à equipa "dar-se ao luxo" de abdicar da conquista de uma Taça da Liga, por exemplo, ou de "arriscar todas as fichas" numa presença nas meias-finais da Champions League. Por isso de nada vale Jorge Jesus vir agora dizer, a posteriori, que "hoje teria colocado menos ovos na Champions". Não o fez porque, face ao que acima digo, simplesmente o não poderia fazer. Ponto!
  2. Luís Filipe Vieira não pode sistematicamente invocar o passado recente do clube para se justificar e justificar o seu mandato. Recuperou o clube financeiramente, com a ajuda de Domingos Soares de Oliveira (a quem o clube muito deve) e da Banca? Sem dúvida, e os benfiquistas reconhecem isso. Mas uma vez tal realizado, o seu papel é recuperar para o clube a hegemonia do futebol português e nisso o sucesso, ou o caminho para o atingir, tem sido bem menos evidente.

5 comentários:

Vic disse...

O Vieira deve andar a angariar os 7M que tem que pagar ao Jesus para o mandar embora :)

Anónimo disse...

Possivelmente.
Eu contribuo... bem como alguns amigos sportinguistas.

JC disse...

6.5M, pois o resto será pago pelos "lagartos" c/ a indemnização devida por terem largado fogo às bancadas.

Anónimo disse...

Deve andar a falar com o Joaquim Oliveira para ver se não começamos o próximo campeonao já a ser roubados e com -10 pts. A verdade é que desde que disseram que não aceitavam a proposta da Olivedesportos foi sempre a afundar e com um vento nortada vestido de preto ...

Karocha disse...

Duvido!