quinta-feira, maio 17, 2012

Frivolidades para tempos de crise: o café


Os portugueses bebem muito café. E isto é apenas uma constatação. Mas será que gostam mesmo de café? Será que, em vez de irem ao supermercado da esquina e comprarem o Sical cinco estrelas do costume, são capazes de ir a uma boa loja de cafés, experimentarem ou fazerem eles os próprios lotes ou, como gosto de fazer, irem comprando cafés das suas várias origens, em grão, moendo mais ou menos à medida das necessidades e assim irem aprendendo a conhecer as suas diferenças? E será que preferem um bom café de balão ou "saco" feito em casa ao "expresso" indiferenciado da cafetaria do bairro? Tenho dúvidas, mas serve tudo isto para dizer a quem efectivamente gosta de um bom café e não prescinde do açucar que se deixe dessa história de açucar branco ou amarelo, mais ou menos refinado. Só existe no mundo um tipo de açucar adequado para o café, que não altera, interfere muito pouco e até realça os seus sabores e aromas, e esse é o açucar em cristais, como o da fotografia acima.


Claro que, em época de crise, me vão perguntar se tudo isto não acaba por se tornar bem mais caro... Claro que não, desde que não opte pelo Jamaica Blue Mountain ou pelo Kona (chama-se e escreve-se mesmo assim) do Hawaii (por exemplo, sugiro o Colômbia Supremo, o Arábica Maragogype da Guatemala ou o Moka Harrar etíope). E até pode ficar bem mais barato desde que abdique dos inexpressivos "expressos" bebidos regularmente na leitaria do bairro. Bebe melhor café, com maior sofisticação, no conforto de sua casa e ainda poupa dinheiro. Uma verdadeira "quadratura do círculo". 

5 comentários:

Karocha disse...

Eu ainda sou desse tempo JC
Gosto de café e nem açúcar,ponho!

JC disse...

Ponho no café, o da foto. Mas não no chá ou em outra qualquer bebida. Nem na limonada. E só como iogurte natural, s/ açucar.

Anónimo disse...

Hello all, here every person is sharing such knowledge,
therefore it's fastidious to read this webpage, and I used to go to see this weblog everyday.
Here is my web-site ... Kjøpe hus i Antalya

Anónimo disse...

What's up to all, how is everything, I think every one is getting more from this website, and your views are good designed for new people.
my web site - http://immobilienalanya.net/immobilien-antalya

Anónimo disse...

Hi every one, here every person is sharing these kinds of familiarity, therefore it's pleasant to read this web site, and I used to pay a quick visit this weblog daily.
My homepage ; wohnungen in bodrum