terça-feira, março 13, 2012

Um bando de burgessos...

  1. Para quem ainda tinha dúvidas ou andava distraído, o tal "alargamento" vem lembrar que o futebol português é dirigido por um conjunto de autarcas de província, um bando de burgessos quase analfabetos a quem importa apenas o poder imediato, pouco se preocupando com a sustentabilidade das instituições que dirigem. É preciso é apresentar "obra feita" ou manter o clube na 1ª divisão a curto prazo, pouco importando se a rotunda tem alguma utilidade, que a autarquia fique na bancarrota ou o clube caia nos distritais para de lá mais não sair. O problema é que o povo local pouco ou nada aprende com os casos de Boavista, Salgueiros, Farense e "tutti quanti".
  2. Seria altura dos principais clubes portugueses, autenticamente parasitados por este tipo de gente e de clubes, tomarem uma atitude de força para acabarem com o recreio. De facto, que interessa a SLB, FCP, SCP e, até, VSC e SCB, perderem o seu tempo jogar contra Feirenses, Paços de Ferreira, UDL e quejandos, que nos jogos entre si mal conseguem arregimentar mil pessoas? O ideal, de facto, seria a UEFA autorizar a fusão de ligas nacionais, mas não sendo tal possível (nem a formação de uma liga autónoma), pelo menos para já, seria bom que os principais clubes portugueses conseguissem chegar a uma qualquer plataforma de entendimento que pusesse estes "fora da lei" na ordem. Espero que à FPF e ao Conselho Superior do Desporto sobrem alguma dose de bom senso e de decência. Mas a esperança é reduzida.

2 comentários:

Vic disse...

Meu caro JC, é a definição apropriada: uma cambada de burgessos.
Também espero que a FPF tome a decisão adequada.
Quanto às fusões das ligas, seria a solução ideal. A não ser possível, uma alternativa de que se falou há vários anos atrás: uma liga à semelhança da escocesa, com 10 clubes e 4 voltas.

Abraço

JC disse...

Pois. Hoje ao almoço o meu filho falava tb da hipótese de os principais clubes (os que menciono, os da Madeira e mais um ou outro até perfazerem 10) formarem uma outra Liga, mas tal é inviável.
Abraço