terça-feira, março 20, 2012

O putativo candidato Seara

Alguém me dá uma boa razão para os "alfacinhas", mesmo os filiados no PSD, elegerem como presidente de câmara um personagem (Fernando Seara) que se entretém, às segundas-feiras à noite, a discutir com outros seres semelhantes, em alta berraria, se a falta foi ou não foi cometida dentro da área e se o jogador X estava ou não um centímetro adiantado, limitando o debate sobre futebol a uma espécie de caricatura entre e para mentecaptos? O que o putativo candidato faz, nessas noites de segunda-feira, não é, por si só, revelador de uma personalidade incompatível com o exercício da mais nobre das actividades de cidadania (que é a política) e não constitui um péssimo exemplo que desprestigia todos os que a ela se dedicam? É que Fernando Seara não é empresário têxtil, cirurgião, calceteiro marítimo ou carpinteiro de "toscos": é, desde há muito, político profissional, actividade sujeita a avaliação pelos cidadãos para tal não sendo indiferentes os seus comportamentos públicos. É conhecido, e como tal será um bom trunfo eleitoral para o PSD? Bom, se tal predicado passou a ser decisivo na nomeação de um candidato, triste exemplo se dá ao país...

Nota: Já agora, e no caso da sua candidatura se confirmar, pergunto-me quantos daqueles passam a vida a desancar nos políticos não se disporão agora a votar em Fernando Seara e não deliram com as as suas tristes figuras de "entertainer" televisivo. Haja paciência...

6 comentários:

Queirosiano disse...

Admiro particularmente a maneira como ele se toma a sério. Mas o homem tem um mérito científico indesmentível: é a prova cabal de que o ridículo não mata!

JC disse...

Caro Queirosiano: v. consegue ser pior do que eu.
Cumprimentos

Queirosiano disse...

O mais perturbador nisto tudo é que, mais do que o ridículo não matar, se constata que o ridículo bem gerido pode ser um factor de promoção. Vivemos numa sociedade mediatizada como nunca e, paradoxalmente, há uma atitude largamente acrítica quanto àquilo que os meios de comunicação (também acriticamente) nos impingem.
O que faz com que qualquer pateta que apareça de forma continuada passe implicitamente a ser "alguém que conta". Preocupante.

Cumprimentos

JC disse...

É verdade. E o problema é que conheço muita boa gente, até com educação escolar e pessoal superiores, que ainda toma por garantido tudo o que lêem e ouvem nos "media" e até são espectadores das homilias de MRS, dos programas de futebol do tipo "3 estarolas" (a expressão, feliz, é de Jorge Baptista, comentador da SICN) e assim sucessivamente. Um excelente exemplo do que diz, e o Pedro Adão e Silva e o Marques Lopes, têm-no referido continuadamente, é o já célebre caso da empresa Parque Escolar. Enfim... não sei que mais diga.
Cumprimentos

Anónimo disse...

O pateta Seara que também tem ganho visibilidade pelo facto de ser esposo de outra não menos pateta...uma tal de Judite de Sousa.
Para além de não matar, o rídiculo nestes casos nem sequer desmoraliza.

Cumprimentos

JC disse...

Francamente, não me parece que tenha ganho visibilidade significativa por tal facto. E já agora, caro anónimo, chamar-lhes "patetas" tb não lhe dá a si razão acrescida. Tente lá evitar esses excessos, está bem?
Cumprimentos