sexta-feira, março 09, 2012

Histórias(s) da Música Popular (195)

Cliff Richard - "Move It"

British Rock & Roll (VI) - Cliff "rocker" (1)

Bom, há quem diga que "Move It" (Agosto de 1958 e tema escrito por Ian Samwell, guitarrista do primeiro "backing group" de Cliff na era que precede Hank Marvin, Jet Harris e etc) é o primeiro disco de rock n' roll britânico a ser editado. Exagero, claro, e já vimos por aqui que não terá sido bem assim, embora seja seguramente um dos primeiros. Certo e sabido, foi o lado "A" do primeiro "single" de Cliff Richard (esteve para ser o "B") e o seu primeiro êxito (#2 no UK). 

Cliff é um dos muitos produtos da chamada "british skiffle craze" e do 2i's Coffee Bar, do Soho londrino. E, tal como aconteceu com Elvis Presley, a sua carreira como "rocker" e émulo britânico de Elvis foi relativamente curta, mas igualmente bem sucedida. No fundo, dura os anos de 58 a 60, meia dúzia de "singles" (talvez um pouco mais), igual número de EP's e, basicamente, um álbum e parte de outros dois. Ah!, e dois filmes: "Serious Charge" e "Expresso Bongo", ambos de 1959. Por muito que doa a muito boa gente que prezo, a partir daí Cliff adere ao "show business" e ao modelo "ídolo da juventude", em musicais de qualidade mais do que duvidosa e música ligeira "do antigamente". Desinteressante.

Mas é exactamente por prezar a carreira de Cliff Richard enquanto "rocker" - até pela influência que teve em Portugal - que abro aqui esta secção no capítulo dedicado ao "british rock & roll", onde tentarei passar os seus temas mais importantes desta fase, não esquecendo os Shadows. Ou melhor, os Drifters, nome pelo qual eram conhecidos nessa fase e que abandonaram para evitar confusões com o grupo norte-americano com o mesmo nome

Já agora, nem Hank Marvin, nem Jet Harris, nem nenhum outro dos futuros Shadows se fazem ouvir nesta gravação de "Move It": o primeiro disco de Cliff em que isso acontecerá será o seu quinto "single" ("Living Doll"/"Apron Strings"), já em Julho de 1959. Para a História deste primeiro "single" de Cliff Richard ficam associados o próprio Ian Samwell, Terry Smart e alguns músicos de estúdio.

Sem comentários: