sábado, março 03, 2012

Erros próprios

O terceiro golo do FCP foi obtido em posição de "fora de jogo"? Claro que sim, não adianta "chover no molhado". Mas esse era exactamente o erro que não podíamos controlar, e para que ele fosse possível cometemos uma enorme série de erros próprios - os que eram controláveis - que a ele, directa ou indirectamente, conduziram. No "post" anterior citei alguns, mas para só falar nos que tiveram influência directa no lance, aqui vão:

  1. Emerson foi punido infantilmente com um "cartão amarelo", numa jogada a meio-campo, por ter chutado a bola para longe. É sempre um erro, mas num jogador com a sua pouca fiabilidade, o erro é ainda mais grave.
  2. Depois, ao abordar um lance com Hulk, lance que qualquer jogador mediano teria resolvido "à primeira" (repito: foi mesmo debaixo do meu nariz), deixou-o escapar e cometeu falta para segundo "amarelo". Foi expulso.
  3. Com o jogo empatado e a jogar com dez, Jorge Jesus, em vez de resguardar a equipa e o resultado fazendo entrar alguém, com maiores rotinas defensivas, para defesa-esquerdo, resolveu fazer recuar Gaitán, que defende tão bem quanto eu falo mandarim e, além de tudo o mais, tem uma tendência inata para perder a bola em zonas proibidas. Falta, livre e golo.
  4. Para o ramalhete ficar completo, ficava a faltar o erro de quem não os costuma cometer (Artur).
Convenhamos que são erro próprios a mais para não ter de dar asneira. O árbitro auxiliar? Também errou, claro, mas depois disto ainda acham que vale a pena falar dele?

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

Apesar tudo também vale a pena falar do arbitro. Há muito tempo que não não me lembro de um jogo em que o arbitro estivesse permanentemente a interromper a partida.
E qu prejudicou o glorioso é um facto. Mas claro que isto não invalida a análise que faz.

Já agora...o que se passa com o gaiteiro (gaitan) ?


Cumprimentos

Anónimo disse...

e o penalty do luisão? porque não falam dele? ou não houve?

JJ

JC disse...

Caro leitor que se assina JJ: neste "blog", como já deve ter percebido, não se faz da actuação dos árbitros ponto fundamental das análises. Inclusivamente, apenas falo do terceiro golo do FCP para salientar os erros da minha equipa que dão origem a esse golo. Portanto, se quer discutir futebol a sério tem aqui um local. Para discutir arbitragens já há que cheguem.
Cumprimentos

JC disse...

Gostava eu tb de saber o que se pasa com Gaitán... Talvez esteja saudoso das pampas, tal qual Enzo Perez...