quinta-feira, março 22, 2012

A avaliação das escolas

Diz o "Público" que na avaliação externa das escolas, no parâmetro "Liderança" 53.6% foram classificadas com "Bom" e 33.8% com "Muito Bom". Para quem é mau em contas, isto dá um total de 87.4% classificadas com "Bom" ou "Muito Bom". Acresce que 70% das escolas obtiveram a classificação de "Bom" no parâmetro "prestação do serviço educativo". Se isto correspondesse a qualquer realidade, estaríamos no melhor dos mundos, claro.

Espero a partir de agora todos percebam para que servem as quotas e aceitem que sem a sua introdução não existe qualquer possibilidade de uma avaliação honesta do que quer que seja.

2 comentários:

Tiago disse...

Não frequento escolas há muito tempo, mas também me parece que os resultados estão empolados, "por defeito" do que me é dado a perceber no meio, nas notícias e nos comentários de quem tem filhos a estudar.

Não conheço a discussão que referes de quotas, mas, para mim, a avaliação teria de ser feita pelos intervenientes do sistema escolar, e eventualmente, se necessário, com recurso a uma parte em outsourcing, desde que ponderada pelos restantes elementos.

E deveria seguir as melhores práticas nesta área.

O primeiro princípio seria o do anonimato, como é óbvio.

Depois, professores, funcionários, alunos e pais teriam que ter participação na avaliação, em formato a aprovar por conselho pedagógico e científico.

Os resultados teriam de ser públicos e a discussão, análise e correcção dos desvios encontrados resolvidos nos conselhos apropriados.

Dá trabalho, é verdade, mas de outra forma será sempre uma construção pobre e inconsequente.

Ab

Tiago

JC disse...

Estava a referir-me à contestação dos sindicatos à existência de quotas na avaliação dos professores. Quanto à avaliação das escolas, que é o que está aqui em causa, existem c/ certeza mtªs metodologias e nem sequer sou especialista, pelo que não me vou meter no assunto. Mas sem quotas acontece como nos livros sobre vinhos: 14.5 ou 15 são as piores notas que por lá encontras.