segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Frivolidades ou "coisas de gajo" - "dress codes" (9). "Sapatos de vela"

Dizia uma das minhas avós, francesa de nascimento, que a verdadeira pedra de toque sobre a elegância de um homem eram os sapatos. Um homem até poderia parecer muito bem vestido, mas uma má escolha de sapatos ou sapatos de má qualidade deitariam tudo a perder. Lembro-me disso sempre que vejo portugueses a usarem os chamados "sapatos de vela" (costumo chamar-lhes "docksides", a marca da Sebago que se tornou um "genérico") no Inverno, com meias, mesmo quando se tratam daqueles com a sola um pouco mais grossa e cores discretas. 

Como o nome indica, os "docksides" têm uma origem náutica, por isso mesmo se tendo tornado sapatos de praia, de "resort" ou até mesmo de cidade em situações de grande informalidade. E, claro está, sempre de Verão, que é a estação do ano ligada a tais actividades. Por isso mesmo, usá-los fora dessa estação (em sentido lato) e dos dias quentes, ou com roupa que não sejam os "chinos", "jeans", bermudas e "ofícios correlativos", é um "faux pas" totalmente a evitar. E, devo dizer, não raramente os vejo usados com calças de bombazina, o que constitui um duplo erro: bombazina é vestuário de Outono/Inverno, mais ligado ao campo e não à praia ou afins.

 Por tudo o que disse, devo também dizer que não percebo muito bem essa "história" dos "sapatos de vela" com sola grossa e um ar invernoso. No inverno, em ocasiões de alguma informalidade, principalmente se S. Pedro ouviu a preces da ministra Assunção Cristas, usam-se "brogues" de camurça, nobuck ou pele, com sola de borracha, ou então "Chukka boots" e por aí fora. É mais caro? "Olhe que não, olhe que não"!... Se decidir ir por aí "numa de saldos" verá que os arranja a preços bem "honestos". 

7 comentários:

Vic disse...

Bem, estando de acordo na generalidade, não deixo de lhe deixar o reparo que os sapatos - sejam eles quais for o modelo - ou botas de camurça, não são os mais indicados para usar em dias de chuva, sob pena de a seguir ter que lhes rezar pela alma, o que seria um absurdo face ao facto de ser agnóstico.
Não sou muito radical nessas coisas - se o fosse, então só aceitaria que os sapatos de vela fossem usados mesmo por quem faz vela - e não me faz confusão nenhuma que os usem no outono (uma vez referi-lhe que há um modelo que até tem tratamento de impermeabilização).
Mas já agora, gostava que me dissesse onde é que eu vou arranjar mas "Chukka boots" ou uns brogues de camurça de boa qualidade e a bom preço. É que eu, sinceramente, não consigo encontrá-los.

Abraço

Vic disse...

Aquela frase "sejam eles quais for o modelo", saiu mesmo mal.
Deve-se ler "seja qual for o modelo"

JC disse...

Bom, eu falo tb de "nobuck" e "pele", e não apenas de "camurça". Não costumo usar sapatos de camurça em dias de mtª chuva, claro, mas existem hoje em dia uns "sprays" para impermeabilização que permitem o seu uso em dias de "molha tolos".
Abraço

Vic disse...

Esqueceu-se foi de me dizer onde é que eu vou encontrar esses preços apelativos... :)

JC disse...

É procurar, é procurar...

Anónimo disse...

Que escravidão!!! Como se eu não pudesse usar um pólo no Inverno!

Era o que faltava, donzelas!!!

JJ

Anónimo disse...

costumo trazer as chukka boots de londres... haverá algum sitio bom e barato por lisboa??