quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Depois de ler isto apanhei um susto e gelou-se-me o sangue

"Quem alguma vez trabalhou no sector público (seja qual for) aprende, à entrada, duas ou três coisas. Por exemplo:

- Quando se recebe uma indicação de um superior hierárquico com a qual não se concorda ou sobre a qual se têm dúvidas quanto à pertinência, justiça, adequação, etc., o subordinado tem duas hipóteses: ou concorda e executa; ou não concorda e, neste caso, pede que a indicação lhe seja dada por escrito acompanhada da devida justificação e das duas uma:

a) as dúvidas que possui são esclarecidas, aceita a indicação e comunica também por escrito ao superior hierárquico essa sua posição;

b) as justificações do superior hierárquico não o convencem. Responde-lhe então, também por escrito, informando-o e justificando a recusa em aceitar a indicação. Apresenta simultaneamente a demissão de todos os cargos que desempenha, solicitando o regresso à situação anterior à nomeação para os cargos que desempenha."

Este texto foi retirado de um "post" escrito por Estrela Serrano sobre o caso Pedro Rosa Mendes/RDP. Mas não é sobre o "post" da autora (pessoa por quem, aliás, tenho apreço) nem sobre o tal caso de alegada censura que pretendo agora pronunciar-me. A minha questão é muito simples e resume-se na seguinte pergunta: face ao que acima transcrevo, acham que alguma empresa ou organização (uma qualquer) pode funcionar eficazmente dentro daqueles parâmertos e obedecendo a tal metodologia? Acham mesmo? Confesso que, nunca tendo trabalhado no sector público mas não tendo qualquer "parti pris" ideológico ou de outra ordem contra ou a favor do Estado, acho que tal não é possível. E ponto final.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

A mim não se me gelou o sangue, porque infelizmente essa é a realidade que nos tem acompanhado, no que ao sector público (e não só) diz respeito.
Não é por acaso que chegámos, enquanto país, ao estado em que estamos.
Conhecerá certamente esta outra (triste) máxima: "Manda quem pode obedece quem deve"...na realidade bastante actual (não é verdade srª Merkel ?), e que também é, e tem sido, aplicada no mesmo sector publico.
Agora quando pergunta, e bem, como é possivel funcionar com estes parametros... a resposta (penso) estará à vista.

Cumprimentos

Cumprimentos

JC disse...

Pois é verdade... Mas felizmente há excepções e essa não é só a AutoEuropa. Mas são poucas andorinhas para fazer a Primavera.