quinta-feira, janeiro 05, 2012

Nelson Oliveira


Nelson Oliveira fez um bom campeonato do mundo de sub-20. Mas atenção: para além do ritmo e intensidade competitivas nesta categoria nada terem a ver com o que se passa nos seniores, pelo menos nos melhores campeonatos e jogos (e estou a citar, livremente, Jorge Jesus), Nelson Oliveira integrou uma equipa que, não tendo à partida pretensões, fazia dos processos defensivos a matriz essencial do seu jogo, jogando num bloco baixo ou médio baixo o que potenciava as suas características enquanto jogador. Assim, Nelson Oliveira, com boa técnica e razoavelmente rápido e poderoso para se sair bem nos "sprints" longos, dispunha de espaço no meio-campo contrário, descaindo mesmo para os flancos, para se tornar um jogador importante na manobra da equipa.

Ora - e para além das diferenças de andamento que mencionei - nem o SLB nem a selecção sub-21, onde Nelson passou depois a actuar, perfilham este modelo de jogo e princípios semelhantes aos utilizados pela equipa portuguesa sub-20, pelo que o jogador tem mostrado dificuldades evidentes de adaptação: na selecção sub-21 as suas exibições pautaram-se pela mediania e no SLB, ao contrário do que aconteceu com Rodrigo, passou ao lado do jogo nas oportunidades que lhe foram concedidas. 

Significa isto que Nelson Oliveira, que indiscutivelmente tem "boa imprensa", nunca poderá vir a ser um jogador de topo? Alto aí, é cedo para uma afirmação desse tipo, como mais cedo ainda será para ver já nele um "craque" destinado a brilhar no meu "Glorioso" e na selecção principal. Mas é importante que não se criem mitos e se tenha a noção clara das realidades. E a realidade é que Nelson Oliveira, até aqui e para além das qualidades que possui, tem demonstrado evidentes dificuldades em se encaixar num modelo de jogo diferente daquele que o catapultou para os títulos de primeira página e que, mais coisa menos coisa, é o normalmente adoptado pelas grandes equipas, que "jogam para ganhar". Aguardemos, sendo que ninguém mais do que eu o desejaria ver brilhar no meu clube. 

Sem comentários: