sexta-feira, janeiro 06, 2012

"In Memoriam" de um clube que se dizia de elite e de um jornal em tempos de referência


Esta notícia do "Público" prova duas coisas (pelo menos):
  1. Que o SCP adoptou oficialmente a iconografia das suas claques, caucionando assim comportamentos, entre os quais se inclui o recente incêndio provocado na bancada do Estádio da Luz, que não são indissociáveis dessa iconografia. Está pois explicada, se necessário ainda fosse, a reacção tíbia (no mínimo) da direcção do clube aos desacatos provocados pelos seus adeptos no ainda recente SLB-SCP.
  2. Que não sendo o acontecimento que o "Público" descreve de hoje ou dos dias mais recentes, mas comprovadamente mais antigo, ao revelá-lo apenas hoje o jornal presta um inestimável serviço ao clube de Pinto da Costa na tentativa de criar um clima de hostilidade à volta do jogo de amanhã, clima esse onde o FCP se costuma movimentar como peixe na água. Nada de novo, portanto, conhecidas que são as linhas de orientação da sua secção de desporto e as ligações do jornal ao FCP. 

8 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

O Sportem clube de elite ? Já foi chão que deu uvas.

O vandalismo recente e o discurso dos seus (actuais) dirigentes não são mais de que uma evidência que o sportem está alinhado com as piores práticas.

Cumprimentos

JC disse...

Ainda clamam tal coisa...

VdeAlmeida disse...

O "sportem" não existe. Tal como o "benlixo". Um pouco de respeito para com os adversários de vez em quando, não ficaria mal. E por aqui me fico, que a notícia não merece mais que isso.

JC disse...

Numa coisa tem razão, meu caro, quanto ao nome dos clubes; as expressões não são minhas. Quando mtº costumo referiros adeptos dos 2 clubes como "lagartos" e "lampiões", sempre c/ aspas.Na outra, não:A notícia merece ser comentada, daí o meu "post".
Boa sorte para logo.
Abraço

VdeAlmeida disse...

Bem, meu caro JC, quanto à notícia é no mínimo estranho que a notícia apareça precisamente no dia anterior a um jogo de grande importância, ainda para mais quando não havia até agora qualquer sinal de polémica entre dirigentes (ao contrário do que é quase um hábito em vésperas de jogos entre os chamados 3 grandes, o que até era bom sinal).
Mas então vamos aos factos:
- Não me revendo nas imagens que aparecem no jornal, é estranho que, estando elas expostas desde o princípio da época, e tendo sido submetidas à apreciação da Liga e da UEFA, e não tendo sido por estes organismos censuradas, se venha agora reclamar quanto á sua oportunidade.è que por aquele corredor já passaram mais de uma dúzia de equipas, portuguesas e estrangeiras sem nunca ter havido qualquer reclamação por parte deslas. Mais: não consta que em Alvalade tenha havido qualquer tipo de violência desde que começou a época.
- Não vejo como, estando estas imagens expostas num local de acesso muito restrito do estádio, podem elas ser geradoras de qualquer tipo de violência. Bem pior que elas, é a catilinária todas as 5ªs feiras destilada por uma inenarrável personagem - que, como um sócio do meu clube escreve, terá decerto um cérebro do tamanho de um pinhão - num conhecido pasquim diário.
- Aquelas imagens, podem ser vistas em qualquer estádio deste país, e protagonizadas pelas claques de qualquer dos 3 grandes, e mesmo de outros clubes de menor dimensão.
- As claques do SCP estão devidamente legalizadas, e a polícia tem acesso facilitado quer aos seus responsáveis, quer aos restantes componentes das mesmas, algo que, ao que me consta, não acontece com as claques do SLB, tendo estas no entanto, o apoio encapotado da equipa dirigente encarnada.
Resumindo:
1º Penso que se a Liga (ah! lá apareceu o ilustre Dr. Costa a dar as suas sentenças, metendo desta vez a foice em seara alheia, uma vez que não desempenha - felizmente - qualquer lugar de relevo na justiça federativa ou ligueira. Estará decerto à esperaque estas intervenções lhe valham no futuro uma águia de ouro) ou a UEFA tivessem feito qualquer objeção às fotos, o SCP as teria retirado de imediato.
2º É um facto que o Sporting começa a incomodar, e, na perspetiva de alguns senhores que se batem pela "hegemonia" do futebol português (não sei porquê, mas esta "coisa" da "hegemonia" cheira-me a qualquer coisa que soprou lá para os lados da Alemanha nos anos 30 e 40), é sempre melhor ter só um adversário - já nem me atrevo a usar a palavra inimigo - a abater, do que dois-
3ºÉ também curioso que esta notícia venha a lume precisamente após uma qualificada entidade desportiva internacional ter nomeado 3 treinadores portugueses para o top-ten mundial, e nenhum deles ser o incensado treinador do SLB, que a esta hora ainda deve estar a remoer a fustração por se ver ultrapassado por dois novatos nestas andanças, sendo que um, por acaso, até está agora a treinar o Sporting. Mas isto, claro, deve ter sido só uma coincidência.

Quanto a essa questão de o SCP ser um clube de élite não entendo o que isso quer dizer. Mas lá que somos diferentes, lá isso somos.
-

JC disse...

1. Oh, meu caro VdeAlmeida: mas, no "post", eu sou o primeiro a mencionar a estranheza de só agora o assunto vir a público - e a "Público". E até explico porquê. Não é assim?
2. Tal não impede de considerar inapropriada tal pintura e reveladora dos valores que esta direção do SCP parece querer adoptar.
3. E deixe lá o JJ em paz. Tb considero Domingos melhor treinador, em abstracto, do que JJ.
Abraço

Observador disse...

Mais uma mentira da direcção do Spórtém desmascarada, desde a mentirosa eleição que só fazem disto. Mas representam bem os valores do actual clube, desde a areia pintade de verde para parecer relva até às cadeiras às cores para parecerem adeptos :

UEFA pede ao Sporting que retire imagens dos corredores de Alvalade

O organismo que tutela o futebol europeu pediu ao clube que remova as imagens de cariz violento que estão nos corredores de acesso aos balneários das equipas visitantes em Alvalade.
O gabinete de imprensa da UEFA explicou ao PÚBLICO que foi enviado ao Sporting um pedido no sentido de o clube remover ou cobrir as imagens que decoram os corredores dos balneários em Alvalade, nos jogos das competições europeias. O próximo encontro “europeu” em Alvalade cumpre-se a 23 de Fevereiro, diante do Legia Varsóvia, relativo aos 16 avos-de-final da Liga Europa.

“A decisão foi tomada pela administração da UEFA e o clube foi informado ontem por carta. As imagens contrariam os valores de respeito e tolerância que a UEFA promove. A UEFA tem uma política de tolerância zero em relação à violência e as imagens mostram, no mínimo, uma posição ambígua quanto à violência provocada por adeptos”, pode ler-se no esclarecimento do organismo que tutela o futebol europeu.

Na reacção à notícia divulgada pelo PÚBLICO na sexta-feira, o Sporting afirmou que as imagens em causa tinham sido aprovadas e elogiadas tanto pela Liga como pela UEFA. “Cumpre dizer que no início da época, aquando das vistorias efectuadas, quer pela Liga de Clubes quer pela UEFA, não só foram aprovadas como foram elogiadas as novas imagens dos corredores dos balneários”, podia ler-se no comunicado do clube de Alvalade.

Contactado pelo PÚBLICO, o director de comunicação do Sporting não quis prestar declarações sobre o pedido da UEFA.

As imagens em causa, colocadas no corredor de acesso aos balneários da equipa visitante, no Estádio de Alvalade, retratam adeptos das claques em poses agressivas, desafiando os seguranças. Outros de cara tapada e com tochas na mão, e ainda poses que sugerem uma saudação fascista ou tatuagens com a cruz de ferro, um símbolo que, não sendo exclusivo do nazismo, está muito associado a movimentos da extrema-direita.

JC disse...

Obrigado pelo seu comentário, mas lembro, mais uma vez, que o clube em causa se chama Sporting Clube de Portugal (ou Sporting), SCP e aceito que se designem os seus adeptos por "lagartos", assim entre aspas, tal como aceito se designem os adeptos do meu Glorioso" por "lampiões" e os do FCP por "tripeiros". Agradeço, portanto,para que todos, sem distinção de clube, possam aqui livremente comentar.