terça-feira, janeiro 31, 2012

Frivolidades ou "coisas de gajo" - "dress codes" (1)

  • Nunca se devem usar sapatos pretos com calças de bombazina, mesmo quando se possa achar que as cores combinam. As calças de bombazina, ou veludo "cotelê" ("pana" em castelhano e "corduroy" em inglês), são uma peça de roupa informal, mesmo quando usada com casaco de "tweed" ou "blazer" e gravata, e os sapatos pretos são sempre para usar com roupa mais formal, mesmo quando falamos de "loafers" (a  que os portugueses chamam genericamente "mocassins" ou sapatos sem atacadores).
  • De igual modo, e em termos genéricos, calças de bombazina e "loafers", mesmo quando castanhos ou "bordeaux", combinam mal. Tanto pior quanto mais grossas aquelas forem. Porquê? Bombazina é um tecido normalmente grosso, invernoso, "heavy duty" nas suas origens, que evoca a vida no campo mesmo que hoje seja frequentemente utilizado - e bem - na cidade, em ocasiões de lazer e informalidade. Pelo contrário, "loafers" são sapatos leves, mais próprios para a Primavera/Verão citadinos e inapropriados para o campo. Digamos que são uma combinação espúria. Por isso mesmo, "brogues" de camurça, "nobuck" ou pele, com ou sem sola de borracha, em vários tons de castanho, são os sapatos adequados.  

6 comentários:

Tiago Leiria Miranda disse...

Obrigado JC por mais uma contribuição bem disposta e extremamente útil. Apenas me parece que o título deveria ser mais abrangente, falando de público-alvo, pois nunca se sabe, mas desconfia-se, qual a quantidade de "gajos" que são vestidos pelas respectivas "gajas".
ab
T

JC disse...

Conheço uma que se a deixares te veste dos pés á cabeça. Mas pelo menos tem bom gosto. E na minha descendência há quem o faça para não correr o risco de o marido andar roto...
Ab.

VdeAlmeida disse...

Meu caro, na generalidade estou de acordo. Mas considero haver excepções-
Por exempplo: há um bom par de anos comprei na Wesle um magnífico par de calças de veludo cotelê azul escuro quase negro, de corte clássico, com vinco. E tão boas são que mantêm o vinco por tempos e tempos. E gosto de as usar com uns tassel loafers pretos que tenho, e que me parecem muito bem com as calças.
Além disso, a C&J - e parece-me que outras marcas - já tem uma linha de loafers - com sola normal ou de borracha - apropriados para outono/inverno.
Abraço

VdeAlmeida disse...

Uma rectificaçãó: é Wesley, claro.

JC disse...

Ora viva!
Peço desculpa, mas não estou de acordo: mesmo para veludo azul escuro ou preto, o mais adequado são sapatos castanhos. Por exemplo, uso frequentemente calças de bombazina azul-escuro com "monkstraps" de camurça cor de mel. E fica mtº bem.
Abraço

Karocha disse...

Eu já ensinei vários e, até ensinei um a andar :-) JC