quinta-feira, janeiro 05, 2012

Alexandre Soares dos Santos, a iniciativa privada e os "ataques pessoais"


Pois eu devo dizer a Soares dos Santos que até gosto da iniciativa privada, pois só uma economia nela baseada permite a existência de sociedades mais livres, abertas e prósperas. Mais progressivas e justas. Por isso me manifestei aqui contra a incoerência daqueles que clamam por empresas portuguesas mais competitivas internacionalmente mas, simultânea e demagogicamente, tomaram uma atitude crítica populista no caso da transferência das acções da Francisco Manuel dos Santos para a Holanda. Mas devo também acrescentar que tal não me impede de afirmar que não gosto da personalidade de Alexandre Soares dos Santos, pois, por norma, abomino empresários populistas que se sujeitam a transformar em armas de arremesso político/partidário; que insultam em público o primeiro-ministro democraticamente eleito pelos portugueses (qualquer que ele seja); que venham arengar para a praça pública como se transportassem às costas o peso da moral do mundo. Tento, portanto (não sei se o consigo), sempre que possível, não confundir  e separar os factos em concreto das pessoas que lhes dão origem ou estão neles envolvidos. Mas tendo dito isto, Alexandre Soares dos Santos conhece bem o país onde vive, e se agora se manifesta contra ataques pessoais sabe bem que se pôs a jeito. Por isso, e em função disso, talvez seja agora altura (já o devia ter sido...) de adoptar uma atitude mais "low profile". Ficaríamos - acho - todos a ganhar e o país um pouco mais respirável.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Jc

Assino por baixo este seu (excelente) post. Apenas adiciono um termo: hipocrisia do sr. ALS. De facto "pôs-se a geito".

Cumprimentos

Rato disse...

Desta vez tenho opinião diametralmente oposta. Como se podem culpar as empresas de procurarem o que melhor lhes convém economicamente? Será que existem para perder dinheiro? E que culpa terão elas se o Governo administra mal o dinheiro que diariamente nos vai roubando? Eu no lugar delas faria exatamente o mesmo. E deixem-se de tiradas patrióticas e de boicotes idiotas. Quem se pôs mesmo a jeito neste caso foi o Governo. De que é que estavam à espera?

JC disse...

Mas a minha opinião é exactamente a tua. Acho que a JM, enquanto grupo empresarial, fez o que devia ter feito, o que não me impede de criticar a personalidade de Soares dos Santos por algumas das suas atitudes noutras circunstâncias, que não nesta. Pôs-se de facto a jeito para algumas críticas que agora recebe.