segunda-feira, dezembro 12, 2011

O meu "Glorioso": ponto de situação

Bom, o meu "Glorioso" está a praticar um futebol desconchavado, entediante e que não entusiasma? Que nos deixa jogos seguidos à beira de um ataque de nervos ou, pior, de um AVC? Verdade. Mas em termos práticos, vejamos:
  1. A equipa ganhou, sem derrotas, o seu grupo na Champions League (um grupo onde, recorde-se, estava o Manchester United). Cumpriu mais do que a sua obrigação (esta, era apurar-se) e tudo o que vier agora é por acréscimo. Nesta prova, portanto, acabou-se a pressão.
  2. Lidera, em igualdade com o FCP, o campeonato e, ao contrário de FCP e SCP, já tendo defrontado as principais equipas e apenas uma delas em "casa". Em 12 pontos possíveis conseguiu 8: vitórias sobre o SCP ("casa") e Marítimo ("fora") e empates em Braga e no Porto, estes últimos resultados bem melhores do que os conseguidos no último ano em que foi campeão.
  3. Os seus principais adversários começaram o campeonato sem o desgaste das pré-eliminatórias europeias e terão agora, na Liga Europa, de disputar mais uma eliminatória, para além de sofrerem a pressão para chegarem à final. Na Champions League o SLB fará, se tudo correr bem, mais quatro jogos (sim, não sofro de magalomania) sem a pressão de ter obrigatoriamente de eliminar o adversário.
Teoricamente (insisto: teoricamente) está em posição privilegiada, embora se possa dizer que, no meio de tudo isto, foi eliminado da Taça. Pois, mas que se "lixe" a Taça se o campeonato for nosso.

4 comentários:

VdeAlmeida disse...

Pois é, mas além do final do Campeonato ainda vir longe, a verdade é que a Taça era um dos grandes objectivos da temporada.
Mas comecemos pela Liga dos Campeões: realmente, e se estivéssemos ainda antes do seu início e me dissessem que o SLB iria vencer o seu grupo, eu seria levado a duvidar, mas concederia sem qualquer reserva que ficaria em 2º lugar.
Agora, já depois de disputados os jogos, considero que a equipa não fez mais que a sua obrigação: a equipa romena é quase uma anedota, o Basel é uma equipa de 3ª categoria na Europa. O MU..pois, foi a grande desilusão, e se o SLB não tivesse feito os resultados que fez nos jogos entre os 2, toda a gente estaria agora a dizer que "se não lhes ganharam agora, nunca mais ganham". Este é o pior MU de que me lembro, pelo menos nos últimos 10/15 anos.
Agora, o que também penso, e face aos últimos jogos que vi do SLB e aos adversários que lhes poderão calhar, terão garantidamente mais 2 jogos na Liga dos Campeões (a não ser que lhes calhe uma das equipas russas, e aí sim, poderão ter possibilidades de fazer os tais 4 jogos de que o meu amigo fala). Em contrapartida, não vejo como é que os principais adversários estejam pressionados a ganhar a Liga Europa: no FCPorto têm consciência - penso eu - que a última época é pouco menos que irrepetível e se é verdade que por lá se poderá pensar que ganhar só o campeonato é pouco, não estou a ver que prefiram sacrificar este para ganhar a Liga Europa.
É evidente que nos seus considerandos não estará a contar com o Sporting como um dos principais adversários, porque em relação ao SCP é que não há mesmo nenhuma pressão para ganhar essa liga. O SCP iniciou a época com o objectivo de se chegar a SLB e FCP, e de lutar por todas as competições, que é o que tem feito. E até com razoáveis perspectivas de ganhar uma delas - a Taça - facto que a acontecer até nem será mau para uma equipa completamente renovada e que compete com 2 adversários com equipas já bem sedimentadas. Mas continuo com as mesmas esperanças que tinha há um mês atrás, no que à Liga concerne.
Agora quanto ao SLB: sinceramente, não me têm entusiasmado as exibições, e se é verdade que tem ganho jogos, na maior parte das vezes têm sido vitórias tiradas a ferros, sofridas (tal como a do SCP no sábado), e com melhores resultados que exibições. Se o Benfica de há 2 épocas impressionava pela qualidade de jogo, o de este ano é um Benfica resultadista, e dando sempre a impressão que com um resultado negativo, aquilo vem tudo abaixo, coisa que não aconteceu ontem, porque teve a sorte de jogar uma os últimos 40 minutos contra dez e conseguir um golo numa jogada mais que confusa, numa altura em que o Marítimo dava ainda boas indicações. Mas 3 pontos são 3 pontos, claro.
Resumindo, é como diz, o futebol praticado é tudo menos entusiasmante, e parece-me que o FCPorto está novamente a crescer, pelo que me parece prematuro fazer desde já balanços. Afinal, ainda nem chegámos ao fim da 1ª volta, ainda há muito campeonato por jogar e alguns pontos para perder. Imagine só o meu caro, que na 2ª volta o Benfica perde para Porto, Braga e Sporting (já para não falar no Marítimo, que me parece uma boa equipa, pelo que é bom que os jogadores do Sporting se convençam que ainda não estão no final da taça)?

Cautelas e caldos de galinha...

Abraço

JC disse...

1. O United é campeão de Inglaterra, vice-campeão europeu e 2º classificado da Premiership, agora a 2 p. do 1º. Não perdeu nenhum dos seus jogadores fundamentais e reforçou-se.Isto é ser objectivo.
2. Digo que o SLB fará mais 4 jogos "se tudo correr bem", o que inclui um adversário que não seja o Milan, 2 jogos s/ erros de arbitragem penalizadores, s/ lesões de jogadpores fundamentais, etc. Talvez c/ excepção do Nápoles, em que atibuo algum favoritismo aos italianos, e o Milan, claramente favorito, todos os outros jogos são 50/50.
3, Claro que falta mtº campeonato, a bola é redonda, são 11 de cada lado e no fim ganha a Alemanha. Mas o que é um facto é que o SLB defrontou os principais adversários e obteve resultados positivos. O resto - se o FCP está a crescer, o SCP pratica o melhor futebol, etc, etc, é mtº interessante mas é poesia. Até podemos vir a ficar em 3º, mas neste momento esta é a única análise objectiva.
Abraço

gps disse...

O SLB não está a jogar bem, mas também não estão a jogar bem o FCP e o SCP (sobretudo desde a lesãod e Rinaudo).

O SLB tem um calendário mais favorável. O problema é que a Alemanha desta história costuma ser o FCP

JC disse...

Bem lembrado, gps. Mas não há mal que sempre dure...