segunda-feira, dezembro 12, 2011

A História

Esta actual equipa do Ministério da Educação parece ter uma e só uma política. Os alunos têm dificuldade em Matemática? Dão pontapés na gramática? Não sabem onde fica o Yang-Tsé ou acham que Maria Antonieta é o nome artístico de Kirsten Dunst (ou acham coisa nenhuma)? "Catrapumba", toma lá mais carga horária sem cuidar de saber se isso resolve alguma coisa. Em princípio acham que tal é popular, já que "os malandros" precisam é de estudar em vez de andarem a jogar "playstation" ou a divertirem-se em manobras de iniciação sexual (Cruzes, Jesus, Credo!).

Falemos da História, que é uma disciplina que me interessa. Fiz o liceu ainda no tempo da ditadura e a disciplina, que se prolongava até ao antigo 7º ano para quem, como eu, ia para Economia, era uma fraude, mesmo quando se não se falava especificamente de Portugal. Mais horas lectivas significaria pois fraude acrescida. Do tempo dos meus  filhos, já nos anos 90, não guardo nenhuma recordação tenha a dsciplina despertado neles qualquer interesse estimulante pelo passado, numa família em que o culto pela História não é frase vã. E se a fraude já não era tão completa e requintada, também não me parece o programa e modo como a disciplina era leccionada fosse de molde a possibilitar os alunos aprendessem o que quer que fosse para que pudessem entender melhor o mundo do passado e do presente. Pressinto que actualmente a coisa não tenha melhorado de sobremaneira, até pela ignorância e falta de preparação da maioria dos professores.

Mais tempo lectivo, então? Pois, é fácil, mas parece-me inadequado, sendo bem mais corajoso e profícuo olhar para os programas, para a preparação dos docentes e para o modo como o ensino da História é ministrado. Tal como também é fácil, mas completamente inadequado, querer resolver os problemas de produtividade aumentado 1/2 hora ao horário de trabalho e anulando quatro feriados: em ambos os casos a mentalidade tacanha e retrógrada, reveladora da preguiça mental e dos preconceitos ideológicos de quem dirige, é a mesma. E derrubar muros à cabeçada ensina-nos a tal História nunca terá dado resultado que se visse.

3 comentários:

Anónimo disse...

A ser verdade a notícia tal como é dada, estamos perante uma falácia. Consultando o seguinte documento (http://dre.pt/pdf1sdip/2011/02/02300/0065900669.pdf) pode-se, facilmente, chegar à conclusão de que, uma vez mais, a mentira é usada como arma para enganar os incautos (todos nós, afinal).
A História e a Geografia têm, neste momento, 14 tempos semanais (4 no 7º ano, 5 no 8º e 5 no 9º ano).
O aumento vai, aparentemente, ser para...11 tempos semanais. Brilhante!!!

JC disse...

Obrigado pelo seu esclarecimento.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Como diz o ditado..."Com papas e bolos..."

Cumprimentos