segunda-feira, novembro 28, 2011

O "derby": o que vi e agora testemunho

Não posso ser testemunha do que não vi ou do qual não tenho relatos ou informações oriundas de fontes fidedignas. Por isso, e para tentar terminar, o que posso dizer sobre os infelizes acontecimentos do Estádio da Luz em função do que realmente vi ou me foi dado a conhecer e que reputo de relato imparcial? Bom... vejamos.
  1. O SCP a tentar fazer um caso da cedência de bilhetes, já sabendo que nunca poderia ter acesso aos 10.000 solicitados.
  2. Um SLB que disponibilizou o número de bilhetes legal, mas nunca deveria ter montado uma rede de e para protecção dos adeptos do SCP pois tal me parece contrário àquilo que é a essência do espectáculo e deveriam ser os objectivos da indústria. E isto, mesmo tratando-se de uma estrutura de última geração, utilizada em alguns dos principais estádios do mundo e aprovada pela LPFP.
  3. Uma direcção do SCP que tentou explorar o assunto da rede até à exaustão, tendo por isso também grande quota-parte de responsabilidade no ambiente gerado.
  4. Durante o jogo, a que assisti na 1ª fila do 3º piso, sector 26 da Bancada MEO, não muito longe dos sectores onde estavam localizados os adeptos do SCP (o meu lugar é no enfiamento da linha limite de uma das grande-áreas e os sportinguistas estavam colocados atrás da baliza desse mesmo lado), só consegui ver a tal rede após algum esforço, e por saber ela lá estava, o que prova que a visão de quem se encontrava no seu interior não seria assim tão afectada pela sua existência. Além disso, nunca me apercebi de que o sector se encontrasse sobrelotado - e olhei para lá repetidamente -, nem de qualquer facto anómalo durante o jogo. Confirmo, sim, muitos dos adeptos entraram tarde, já com o jogo a decorrer há bastante tempo. Mas também devo dizer que, infelizmente, tal é habitual e recorrente em jogos deste tipo. Uma situação a rever, já quem paga bilhete tem direito a ver e a participar em todo o espectáculo.
  5. Vi um jogo correcto, leal, por vezes até bem jogado, disputado com intensidade e mal arbitrado. Também uma equipa do SCP melhor do que nos últimos anos. Por isso, digamos também que sofri que nem um doido pelo meu "Glorioso".
  6. Saí um ou dois minutos depois do jogo acabar, pelo que só vi o incêndio na televisão, quando cheguei a casa (23h).
Agora, por favor, não arranjem "fait-divers" e punam mas é os responsáveis pelos desacatos e quem de direito pague os prejuízos causados. E se houve algo mais de irregular ou de pouco ético (considero a entrada tardia de adeptos, desde que por responsabilidade alheia [PSP, SLB, LPFP etc] um atentado aos seus direitos enquanto espectadores) que se investigue e se tirem as devidas ilações para o futuro. 

4 comentários:

Anónimo disse...

Nem mais.
Também lá estive...no lado TMN (embora prefira a vodafone) e vi exactamente aquilo que relata.

Será que que os dirigentes do clube verde branco ainda não assumiram que a claque da equipe deles ("legalizada", segundo dizem) não é formada por um conjunto de "meninos de coro" oriundos da lapa e quinta da marinha ? Não nos atirem areia para os olhos. O comportamento inconcebivel de um bando de energumenos selvagens, tem e deve ser censurado, qualquer que seja a côr da equipa que apoiem. Para estes comportamentos o clubismo não pode ser justificação para tudo.

Cumprimentos

Anónimo disse...

não é o pulha do eusébio que diz que o sporting é elitista? viu-se...

Anónimo disse...

Era...elitista.
Globalizou-se e agora é...o que é.

JC disse...

Eusébio da Silva Ferreira, grande jogador, profissional a tempo inteiro e símbolo do "Glorioso".