segunda-feira, outubro 03, 2011

O indecoroso espectáculo de ontem em Coimbra

Quem se deu ao trabalho de passar hoje os olhos nas crónicas dos jornais desportivos sobre o A. A. Coimbra - FCP de ontem, facilmente conclui, pela leitura das entrelinhas, do que se terá passado em Coimbra. Aliás, nem sequer era preciso ter dons de pitonisa para calcular antecipadamente que assim seria. Infelizmente, é este o estado do futebol português, e para o corrigir já não bastará impedir que jogadores com contrato com um clube sejam cedidos, por empréstimo, a clubes que actuam nas mesmas competições: seria também necessário impedir que clubes que são autênticas filiais e funcionam, de facto, como verdadeiras equipas "B" de outros actuassem nos mesmos campeonatos. Se, no caso dos empréstimos, a correcção desta situação aberrante dependerá apenas da vontade política de quem dirige a indústria, a nível nacional (LPFP e FPF) e internacional (FIFA e UEFA), no caso das equipas "B" encapotadas, e infelizmente, tal já me parece bem mais difícil de provar e, consequentemente, de legislar em conformidade. Entretanto, resta-nos ir assistindo a estes indecorosos espectáculos.  

9 comentários:

gps disse...

Acusar sem provas não é muito bonito :)

Apenas vi o resumo na TV, mas não nos podemos esquecer que o FCP teve mérito/sorte no 1º golo (do Walter)

O AAC também perdeu por 4-1 contra o SLB

Julgo que O AAC não tem jogadores emprestados pelo FCP (Adrien e Cedric são emprestados pelo SCP)

gps disse...

Acusar sem provas não é muito bonito :)

Apenas vi o resumo na TV, mas não nos podemos esquecer que o FCP teve mérito/sorte no 1º golo (do Walter)

O AAC também perdeu por 4-1 contra o SLB

Julgo que O AAC não tem jogadores emprestados pelo FCP (Adrien e Cedric são emprestados pelo SCP)

JC disse...

Como digo no intróito do meu "post", estou a referir-me às entrelinhas dos relatos do jogo feitos por "A Bola", "Record" e "Público". Não estou, portanto, a acusar ninguém, mas a tirar as conclusões óbvias daquilo que há mtº já se sabe. E, neste caso, independentemente dos jogadores emprestados (o meu clube tb os tem), que acho uma situação aberrante sejam eles de que clube forem, a AAC funciona, de facto, como um clube satélite do FCP.
Cumprimentos

VdeAlmeida disse...

Meu caro JC

Apesar de não ter nada que ver com o caso, leio-o sempre com gosto (geralmente só não comento assuntos referentes à política por uma questão de princípio), mas desta vez também não percebo a sua indignação. É por a AAC ter um treinador conotado com o FCP? A verdade é que o Benfica conseguiu um resultado semelhante, mas se for assim, então campeonatos passados, o Sporting teria vários satélites - os clubes onde, por exemplo, o Manuel Fernandes treinava - tal com o Benfica, que já teve, por exemplo, treinadores conotados com as suas cores a treinar clubes da Liga.
É como digo, desta vez não entendo mesmo.

Abraço

JC disse...

Caro VdeAlmeida:
Não é só ter "um" treinador; já teve vários de seguida todos eles conotados c/ o FCP: que me lembre, Villas-Boas, Domingos, Jorge Costa, Pedro Emanuel. Não me lembro de tal corropio ter acontecido c/ algum dos nossos clubes. E não é o caso do FCP ter ganho; é o que se depreende das crónicas dos jornais. Até do Público, conotado c/ o FCP.De facto, para além da questão dos treinadores e dos jogadores emprestados, mas tb por isso, toda a actuação da AAC nos últimos anos tem sido a de um satélite, de facto, do FCP.

João Cília filho disse...

A atitude recente da Associação de Futebol de Coimbra, sempre ao lado da Associação do Porto e Braga nas decisões de remodelação da liga e federação (e contra a maioria das associações), é um mais claro exemplo do compadrio existente.

Mas sendo presidida por um corrupto condenado a 5 anos de prisão por crime de corrupção passiva para acto ilícito sob a forma continuada e outro de abuso de poder ... É o mais belo Portugal do poder regional misturado com futebol ...

JC disse...

Mais claro não seria possível...

gps disse...

O FCP já não perde em Coimbra há 42 anos. Será que essa associação FCP/AAC é assim tão antiga ?

JC disse...

gps: não se trata de perder, empatar ou ganhar há X anos. É o modo como se ganha que está em causa. Inclusivamente, nos últimos anos, já com a AAC como "satélite", o FCP tem por vezes ganho em Coimbra c/ inteiro mérito e réplica digna da AAC. Mas pelos relatos que li na imprensa, neste caso as coisas foram demasiado facilitadas, exactamente quando o FCP tinha obrigatoriamente de ganhar para não entrar em crise existencial.