domingo, setembro 11, 2011

Congresso do PS: positivo e negativo

Uma boa ideia e uma má notícia vindas do congresso do PS.
  •  + A boa ideia é ter visto pela primeira vez em Portugal um partido assumir as suas convicções federalistas. Pena ter sido só agora, quando os problemas apertam, arriscando-se a opção a ser recebida como uma solução instrumental e oportunística. Não me parece ser o caso, pois tal esteve sempre mais ou menos inscrito, embora de modo apenas implícito, no DNA e em alguns discursos políticos de responsáveis do PS. Claramente, estabelece uma diferença face aos discursos à sua esquerda e à sua direita, apontando um caminho.
  • - A má notícia é a ênfase dada à "ética" e à "transparência", que são normalmente temas retóricos que surgem quando nada de politicamente importante há para dizer. Além de tudo mais, a ética é coisa que não se anuncia, pratica-se, e a tal "transparência" costuma limitar-se a alimentar a bisbilhotice e/ou a servir o populismo mais rasteiro.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

Só duas notas:
- Terão sido "atacados de amnésia", ao esquecerem-se do que fizeram ao país durante os últimos anos em que estiveram no governo ?
- Seguro...está moldado em verniz de má qualidade...o problema será quando esse mesmo verniz começar a estalar.
- "Ética" e "Transparência" ? Será que acordaram de algum coma profundo de longa duração ? Deveriam antes pedirem desculpa ao país pelo estado a que nos conduziram...e pela impunidade sobre a "desbunda" financeira que criaram ao país.

Cumprimentos

JC disse...

Só se fossem parvos é que iam esgravatar no passado. Não lhes peço tanto...
Cumprimentos