quarta-feira, julho 13, 2011

SLB: problemas na defesa ou algo mais estrutural?

Contrariamente ao que leio e oiço vindo dos comentadores e jornais desportivos, o que me preocupa mais no SLB desta pré-época não é a defesa: com os regressos de Maxi e Luisão, a vinda de um jogador experiente e de nível elevado como Garay e a contratação iminente de um lateral-esquerdo, o assunto ficará em princípio resolvido, pese embora o problema chamado primeiro jogo da pré-eliminatória da Champions League. O que me preocupa é algo mais estrutural, como sejam os equilíbrios defensivos da equipa, a sua dificuldade em sair a jogar e fazer circular a bola desde o seu sector recuado quando as transições rápidas "não saem" (falha muitos passes) e as poucas ocasiões de perigo e os apenas dois golos marcados nos jogos com Servette e Dijon, nos quais Cardozo não marcou.

Enfim... nada disto é, claro está, definitivo, mas veremos como vai evoluindo.

9 comentários:

Anónimo disse...

O problema do glorioso é fundamentalmente JJ. Está a sair caro de mais. Teria tido menos custos despacha-lo com indemnização.
Antevejo mais uma época negra.
Espero que não cometa a barbaridade de mandar embora o Urreta, e que o ponha a jogar. Talvez nos faça esquecer o Maria.

JC disse...

Calma, caro anónimo. Não sou um fiel de JJ, mas os problemas não se resumem a ele nem o seu afastamento seria "varinha mágica".
Cumprimentos

Queirosiano disse...

Eu diria: colossalmente estrutural. Parece-me que os pressupostos estão completamente invertidos.

O Benfica parece-me transformado mum entreposto de jogadores, porventura bons, mas contratados sem que se vislumbre qualquer lógica desportiva (i.e., integração na equipa e valorização competitiva desta).

Nem um génio - que JJ está longe de ser - conseguiria milagres a partir de um equívoco destes.

O problema dos génios que estarão por trás desta opção é que, sem valorização desportiva não há valorização económica. Portanto, o prejuízo é duplo.

JC disse...

Já não sei o que diga, caro Queirosiano. Não quero ser "ave agoirenta", mas tb não posso deixar passar o que me parece estar mal. Mas como não sou crente, tb não me alimento de fé. Enfim... veremos.
Cumprimentos

gin-tonic disse...

Caro JC:
Não gosto de me repetir, nem repetir palavras de outros, mas deviam tratar, com caracter de urgência, da indemização ao JJ. Ele apenas é parte do problema, mas anda ali completamente perdido. Ele, os jogadores, os adjuntos, o roupeiro, o "speaker" do estádio, o futuro homem da águia Vitória.
O SLB mete água por todos os lados.
Agora o Alex Sandro, que até é, ou era, suplente do Léo, sim, esse mesmo que o Quique Flores tratou de mandar embora porque não tinha altura, já está no FCP e parece que o Danilo segue o mesmo caminho.
Que mais irá acontecer?
Até D. Alfredina, minha porteira, que depois do jogo do Servette dizia que "os galegos não gostam de ver bons princípios aos filhos", depois do jogo de ontem já disse que mudou de opinião.
Que dizer?
Que fazer?
Quanto custa mandar embora toda
aquela direcção?
E, olha JC, que até estou muito calminho!

JC disse...

Não sei que te diga. Não gosto do que vejo, há mtº tempo, mas tb sei o que valem por vezes as pré-épocas. A chegada do Witsel vai permitir jogar noutro sistema, o que me parece essencial. Veremos... Agora no Torneio do Guadiana já se poderá adiantar mais alguma coisa, bem como depois do jogo da próxima semana c/ o Toulouse. Lá estarei.

gps (sportinguista :) ) disse...

Tenham calma. A época ainda não começou.

Dois exemplos:

1. O FCP perdeu diversos jogos na pré-epoca do ano passado e acabou por realizar uma época excelente

2. O Barcelona do Guardiola quando goleou o Sporting - hà 3/4 épocas - vinha de uma série de maus resultados e depois tornou-se no super Barcelona

JC disse...

Sim,eu sei o que valem as pré-épocas. Mas tal não deve impedir a análise do que se vai vendo. E, como pode verificar, nem sequer me debruço mtº sobre as prestações individuais, pq sei o que isso vale nas pré-épocas, mas mais sobre a estrutura da equipa (política de contratações,princípios, modelo e sistema de jogo).
Cumprimentos

gps disse...

Eduardo, Capdevilla, Emerson, Mandalala (se sair Luisão), Danilo, ...

O Benfica ainda está a tempo de renovar a equipa :)

E ganharam 3-1 ao PSG :)