terça-feira, julho 05, 2011

"Prós & Contras" de ontem

No "Prós & Contras" de ontem, como sempre muito mal dirigido por uma Fátima Campos Ferreira que não se coíbe de emitir juízos primários e não consegue entender quando deve interromper ou não um participante (ontem, primou sempre por interromper as dissertações mais interessantes), António Pires de Lima e Carlos Carvalhas resolveram dar uma triste imagem de si próprios e, por acréscimo, dos políticos e do debate político. Enquanto João Carlos Barradas e Fernando Santos (esse mesmo - os meus parabéns) utilizavam, respectivamente, os seus conhecimentos históricos e políticos e experiência vivida para nos fazerem entender o que se passava na Grécia, salientando diferenças e semelhanças com Portugal, Pires de Lima e Carvalhas, num momento em que era importante os actores políticos prestigiarem-se aos olhos dos cidadãos, entretiveram-se a maior parte do tempo com uma luta de barricadas ideológica, de baixo nível intelectual, utilizando todo o arsenal de lugares comuns mais primários das áreas a que pertencem. Note-se que nada tenho contra a luta política e ideológica (muito antes pelo contrário), mas de dois políticos experientes e cidadãos conhecedores (Carvalhas é economista e Pires de Lima executivo de méritos reconhecidos), esperar-se-ia muito mais do que a "vulgata". Uma tristeza...

2 comentários:

Anónimo disse...

Confesso que não consigo ver o Pros&Contras pelo simples facto de a moderadora ser profissionalmente insuportavel (ultrapassando largamente a MMG). Faz-me lembrar os jogos de futebol em que a principal figura é o arbitro. Nimguém consegue explicar à sra, que há uma coisa chamada "listening skills" e que o papel dela é moderar e não o de tentar ser protagonista...Ponham-na a ver debates moderados por verdadeiros profissionais (não cito nomes para não criar susceptibilidades)...que os há.

JC disse...

Devo dizer que raramente vejo e, em boa parte, por razões idênticas às suas. Mas, como deve calcular, o tema de ontem interessava-me bastante e lá fiz o sacrifício. Se tivessem posto Barradas, Santos e Filipe Ribeiro Menezes em amena cavaqueira teria sido bem mais interessante.