quarta-feira, maio 11, 2011

Sobre o IVA reduzido

Peço imensa desculpa mas sou teimoso, principalmente quando acho tenho razão. Mesmo arriscando-me a ser politicamente incorrecto, continuo a pensar que fazer justiça social através das taxas de IVA reduzidas me parece um perfeito disparate, pois subsidia mais ou menos igualmente ricos e pobres. Ou será que os ricos só se alimentam de caviar, trufas do Piemonte e foie gras e não comem pão, esparguete, arroz, leite e ovos? (acho que o "Barca Velha" também paga IVA reduzido, ou não integrará a categoria de "vinhos comuns"?).

Parecer-me-ia bem mais eficaz e justo que a diferenciação fosse feita quer através do aumento proporcional das transferências sociais (rendimento social de inserção, subsídio de desemprego, abono de família, etc), quer do desagravamento do IRS para as classes de mais baixos rendimentos e/ou um aumento do salário mínimo.

O problema, o verdadeiro problema, é que quem normalmente se propõe fazer desaparecer os escalões mais baixos do IVA só se lembra da primeira parte da questão, esquecendo as compensações. Não é assim, Dr. Catroga?

Sem comentários: